4 de julho de 2024
Comunidades

Moradora da Boca do Rio concorre ao título de Deusa do Ébano 2023 do Ilê Aiyê

Após dois anos sem a tradicional Noite da Beleza Negra, o concurso “Deusa do Ébano 2023“, do Ilê Aiyê, já tem 14 candidatas ao título. Entre as finalistas está Jamile Fátima de Oliveira Santos, de 35 anos, moradora da Rua Simões Filho, na Boca do Rio. Concorrendo pela segunda vez, Jamile conta que já morou em diversos bairros de Salvador. “Aos 13 anos, morei em Itapuã, depois me mudei pro Cabula e depois disso, vim morar aqui pertinho, no Stiep. Foi quando tive o primeiro contato com a Boca do Rio”, explica. 

Depois do Stiep, foi morar em Cosme de Farias, que logo retornou e virou moradora da Boca do Rio. ”Vou fazer um ano que estou aqui, mas sinto que já moro há muito tempo. O comércio é muito vasto e não sinto a necessidade de ir para outro bairro, pois aqui encontramos tudo. E o melhor da Boca do Rio, não é o comércio e sim as pessoas, desde quando cheguei, fui muito acolhida”, disse Jamile.

Desde muito pequena a sua mãe já era apaixonada pelo Ilê, e todos os carnavais estava lá junto com a sua irmã, mas Jamile tinha fobia ao Carnaval, então ficava mais em casa. Sua mãe sempre falava “Minha filha, quero muito que você seja a Deusa do Ebano”, logo depois ao seu falecimento, Jamile criou um amor pelo bloco afro. 

Iniciou aula de dança afro, e foi assim que começou a ter uma proximidade maior com o bloco. Hoje, trabalha como recepcionista de hospital e também está finalizando o curso de eventos no IFBA. E 2018 foi sua primeira participação na “Noite da Beleza Negra”.

“Está naquele lugar, entre aquelas mulheres, me fez sentir mais especial, sendo referência para a minha filha que tem 8 anos, para meus sobrinhos e as mulheres da minha família, realmente me senti representante” diz a finalista. 

Em 2020, tentou mais uma vez, porém não teve sucesso, mas em 2023 está entre as finalistas do maior concurso de beleza negra do país, que está sempre exaltando e enaltecendo a mulher negra. Jamile também participou de outros concursos, como Malê Debalê, que foi finalista, e o do Muzenza que ficou em terceiro lugar como “princesa do Muzenza”.

A escolha do posto de Rainha do Ilê Aiyê vai acontecer no dia 28 de janeiro, na Senzala do Barro Preto, no bairro do Curuzu, em Salvador.

Fonte: Boca do Rio Magazine

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *