Mesmo durante o período de recesso das sessões plenárias da Câmara Municipal, a Comissão de Legislação Participativa continua recebendo projetos. Na tarde desta sexta-feira (20), dia nacional do farmacêutico, foi protocolada a proposição que sugere a inclusão destes profissionais nas equipes multidisciplinares de todas as unidades de saúde de Salvador que atuam na atenção primária. 

O autor do projeto é Eric Pereira, estudante do curso de especialização em serviços de saúde da ESPBA, e que também já foi gerente da UBS Prof. José Mariane, localizada no bairro de Itapuã, em Salvador.

“Precisamos contar com farmacêuticos também nas Unidades de Saúde da Família que estão espalhadas pelos diversos bairros de Salvador. Tive o privilégio de contar com uma profissional desta categoria na minha equipe multidisciplinar durante o período em que fui gerente de uma unidade, e sei da importância para a prevenção de acometimentos mais graves ocasionados pelo uso irracional de medicamentos ou até mesmo a falta deles. Será uma grande conquista para a população de Salvador usuária do SUS”, destaca Eric.

A proposta justifica que atualmente as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família de Salvador possuem o mesmo serviço de farmácia oferecido à população, inclusive com relação aos medicamentos que são dispensados, porém os usuários ainda não contam com farmacêuticos somente nas USFs.

Após ser protocolada na tarde de hoje (20), foi gerado um prazo de 75 dias para avaliação da proposta pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *