29 de abril de 2024
DestaqueEducação

Escola Criativa Boca de Brasa Subúrbio/Ilhas prossegue com inscrições abertas 

O Projeto Escola Criativa Boca de Brasa Subúrbio/Ilhas está com inscrições abertas para vagas residuais das iniciativas culturais e criativas promovidas no local até domingo (30), através do link https:/ /shre.ink/ QKdv. Para participar, é necessário ser maior de 18 anos e ter disponibilidade para seguir a trilha formativa até agosto de 2023.

A estratégia tem como principal objetivo capacitar, qualificar e fortalecer as iniciativas culturais e criativas existentes no Subúrbio/Ilhas de Salvador há um ano, para participar de formações voltadas para o setor cultural e da economia criativa. Ao final do processo, dez iniciativas serão selecionadas para receber um apoio financeiro de R$10 mil cada para o desenvolvimento das propostas. 

 A formação é composta por duas etapas, com duração de seis meses, entre março e agosto. A primeira etapa, que dura até 19 de maio, todos os participantes estudam conteúdos como “História do subúrbio, território e identidade”, “Protagonismo, trabalho e carreira”, “Comunicação criativa, elaboração e gestão de projetos”, “Práticas colaborativas” e “Produção cultural”.  

Na segunda etapa, que dura até agosto, serão oferecidos os cursos “Corpo em Cena”, “Corpo Imagem” e “O Subúrbio é uma viagem”, que abrangem técnicas de espetáculo de cenografia, figurino e adereços; “Linguagens artísticas de audiovisual, fotografia e dança”; e “Turismo cultural e comunitário”, respectivamente. As aulas acontecem no Subúrbio 360, em Coutos.

“O projeto Escola Criativa é uma iniciativa que visa desenvolver habilidades pessoais e empreendedoras, dentro dos pilares da arte, cultura e economia criativa, além de trabalhar a consciência de pertencimento e fortalecimento de território com os alunos, para que possam se identificar e possam atuar dentro da região onde vivem. O curso “Subúrbio é uma Viagem”, por exemplo, foca no turismo comunitário, visando preparar a comunidade a atender as demandas que surgem em decorrência de recentes roteiros turísticos lançados na região”, explicou a monitora da equipe de Comunicação da Escola Criativa, Thaiane Cerqueira. 

Criador do projeto Teatro na Comunidade, Almir Gonçalves do Nascimento, de 35 anos, atua levando arte e cultura para crianças e jovens nas comunidades da região. Ele contou que ficou sabendo da iniciativa através de um dos seus alunos, que já estava inserido no Espaço Boca de Brasa. 

“Sempre acreditei que a arte precisava ser valorizada e que a gente podia ter uma rentabilidade com isso, mas não sabia que o horizonte era tão amplo desta forma. Todos os facilitadores que vi até aqui nos mostram que é possível fazer acontecer. Já estamos aprendendo como empreender, estamos criando alguns conteúdos de forma diferente, mais elaborados, ganhando visibilidade, fortalecendo parcerias e valorizando nosso trabalho, nos deixando mais preparados para que a gente possa agir de uma maneira muito melhor dentro desse mercado”, relatou. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *