O prefeito de Salvador, Bruno Reis, reuniu-se nesta quinta-feira (20) com Alexandre Tinôco, secretário municipal de Ordem Pública (Semop), e com diretores de órgãos ligados à pasta, como Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), Salvamar e Limpurb. O encontro fez parte da agenda de visitas do gestor municipal para realizar um balanço das ações em curso neste ano. Em pauta, a entrega da nova Feira do Curtume, na Calçada, prevista para setembro, e da segunda e terceira etapas da requalificação do Mercado Modelo. 

Também foi atualizado o andamento das obras dos camelódromos do Pé Sujo, em São Cristóvão, com 112 boxes, e da Avenida Ulysses Guimarães, na Nova Sussuarana, com 40 boxes, que devem ser entregues até novembro. A Semop também prepara a construção de 35 novos quiosques, mais modernos e seguros, para abrigar salva-vidas na orla de Salvador, desde o Jardim de Alah até a Praia de Ipitanga. Por fim, a pasta realizará a criação de novas gavetas em cemitérios municipais, a começar por 840 delas em Periperi. 

“Dando continuidade à nossa agenda de despachos nas secretarias, empresas públicas, fundações e autarquias, estive hoje na Semop. Aqui, tomamos decisões importantes, como de algumas entregas que vamos fazer nos próximos dias: a nova Feira do Curtume e o camelódromo do Pé Sujo, lá em São Cristóvão. Além disso, vamos finalizar o ordenamento dos quiosques nas regiões tanto de Narandiba como também de Nova Sussuarana, na Avenida Ulysses Guimarães”, disse o prefeito. 

Bruno Reis debateu ainda a construção de novos mercados públicos na cidade: “Como nos bairros de São Caetano, na região do Mané Dendê e no Alto da Terezinha. Destacamos também o ordenamento de outras áreas que nós vamos fazer na cidade e a padronização dos kits para ambulantes, camelôs, barraqueiros de praia e a construção de novos mercados”, completou. 

Mercados – A nova Feira do Curtume, com entrega prevista para o final de setembro, terá 112 barracas, módulo com oito boxes, depósito, área de convivência, sanitários modernos, pátio de carga e descarga, entre outras melhorias numa construção com 3 mil m² de área. “Essa já era uma feira existente e importante para a região da Cidade Baixa, mas agora foi totalmente reformulada, numa grande área para atender à população”, disse o titular da pasta, Alexandre Tinôco. 

Já o Mercado Modelo teve a primeira etapa da sua requalificação entregue no último dia 15 de maio, com 100 boxes para os comerciantes e melhorias como um novo elevador. A segunda fase da obra já está em andamento, com mais 172 boxes sendo construídos e previsão para ser entregue em novembro. Em seguida, começa a terceira etapa, focada na área destinada para bares e restaurantes. O objetivo é finalizar ainda no verão de 2024. 

Salvamar – Ligada à Semop, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) criou um projeto para realizar a reformulação completa de todos os 35 postos de salva-vidas da orla atlântica de Salvador, indo desde o Jardim de Alah até a Praia de Ipitanga. A obra está em fase de licitação. 

Como explicou Alysson Carvalho, diretor de serviços públicos da Semop, os novos postos chegam a 3 metros de altura e permitem uma maior visibilidade da praia, agilidade, conforto e segurança para os salva-vidas. “A diferença é que esses postos são mais elevados. Os que existem hoje ainda estão no nível da areia, impossibilitando que os salva-vidas tenham uma visão mais ampla da praia. Além disso, eles possuem um tubo de descida rápida, para que o profissional tenha mais agilidade, sem necessitar usar a escada”, disse. 

“Esses postos também virão com energia solar para que sejam carregados rádios, celulares e assim o salva-vidas mantenha comunicação com outros postos e com viaturas que dão os primeiros-socorros. Também possuem janelas envidraçadas para que o profissional fique protegido do sol e da maresia. Os estudos vêm mostrando que há um desgaste do corpo humano exposto a esses efeitos da natureza e a reforma vai trazer mais conforto e mais segurança para os profissionais”, completou Alysson. 

Iluminação pública – Diretor da Dsip, Ângelo Magalhães destacou que Salvador conseguiu modernizar 100% do seu sistema de iluminação pública, colocando LED em todos os 170 mil pontos de luz da cidade. Não obstante, a gestão municipal instalou desde 2021 mais 15 mil luminárias em LED, chegando agora a 185 mil pontos de luz. 

Só em 2023, o programa Iluminando Nosso Bairro modernizou mais de 2 mil pontos de luz; o Clareou É Gol iluminou 60 campos da cidade; o Meu Ponto Iluminado instalou LED em 248 paradas de ônibus; e o Corredores de Luz ampliou a iluminação de três avenidas. 

O prefeito Bruno Reis destacou mais avanços nessa área: “Já concluímos a modernização de praticamente todas as vias de Salvador, mas existem outras que nós estamos buscando. Temos intervenções importantes a fazer nesse momento, por exemplo na Av. Vasco da Gama por onde passará o BRT, além de diversas áreas de iluminação cênica, iluminação de fontes, obras que vão deixar nossa cidade ainda mais bonita”, disse. 

Outras ações – Alysson Carvalho, diretor de Serviços úblicos, afirmou que o Cemitério de Periperi receberá a construção de 840 novas gavetas ainda neste ano. Para 2024, a ideia é construir 600 novas gavetas em Brotas e 1 mil em Paripe. 

A Semop também realizará a entrega de kits para ambulantes que trabalham nas praias de Stella Maris, Flamengo e Ipitanga. O conjunto traz guarda-sol, cadeiras, banquetas, entre outros utensílios que podem ser alugados. Cerca de 150 trabalhadores que atuam naquela área da cidade serão beneficiados. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *