Líderes Comunitários realizam visita à Barragem Ipitanga 01 em busca de soluções para alagamentos em São Cristóvão
Foto: Reprodução / Redes Socias
Nesta quarta-feira, 01 de novembro, o Conselho de Moradores de São Cristóvão, juntamente com outras lideranças comunitárias, realizou uma visita à barragem Ipitanga 01, acompanhados pelos engenheiros da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). O objetivo principal dessa visita foi conhecer a solução proposta para impedir alagamentos recorrentes no bairro de São Cristóvão e, ao mesmo tempo, discutir a segurança da própria barragem. Construída em 1935, a barragem, segundo representantes da Embasa, mantém sua integridade e não apresenta riscos aos moradores.
Foto: Reprodução / Redes SociasFoto: Reprodução / Redes SociasFoto: Reprodução / Redes Socias
Vale a pena lembrar que, em abril de 2022, a comunidade de São Cristóvão enfrentou inundações após o rompimento de uma comporta na Barragem Joanes II. Naquela época, a água invadiu casas e comércios, causando diversos prejuízos para os moradores da região.
A Barragem Joanes II, localizada entre os municípios de Dias Dávila, Camaçari e Simões Filho, foi responsável pelos danos causados em toda a comunidade na época, pois foi necessário realizar a abertura de comportas para evitar um desastre maior.
A Embasa, que administra a Barragem Joanes II, esclareceu na época que a abertura das comportas foi um procedimento de segurança padrão. Desde o início das chuvas naquela semana, as comportas da barragem foram acionadas, mas a vazão de água liberada foi menor do que a vazão natural dos rios que cortam o bairro de São Cristóvão. A empresa afirmou ainda que não comunicou a abertura das comportas de Ipitanga 01 à Defesa Civil de Salvador, uma vez que a barragem não atingiu um nível de alerta que indicaria riscos imediatos de alagamentos.
A visita à Barragem Ipitanga 01 é de extrema importância para que os funcionários da Embasa possam ouvir a comunidade com o intuito de evitar alagamentos em São Cristóvão, como também para que as lideranças comunitárias possam entender um pouco mais sobre a segurança das barragens e o seu funcionamento operacional. Após os alagamentos de 2022, toda a comunidade espera que essa visita resulte em ações que possam garantir proteção e tranquilidade aos moradores, especialmente considerando que a época mais chuvosa da cidade se aproxima.
Foto: Reprodução/TV Bahia
Por Railson Oliveira, 20:25 horas, 02 de Novembro de 2023.
Fonte: São Cristóvão City News