A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) iniciou nesta sexta-feira (19) as aulas presenciais do programa Geração SSA, voltado para qualificação profissional e empreendedora do público jovem da capital baiana, na faixa etária entre 16 e 25 anos. Esta é a primeira turma, com 1.074 alunos, distribuídos em quatro pontos da cidade: Estações Cidadania de São Marcos e de Itapuã, Escola Municipal Professor Milton Santos, em Valéria, e no Centro de Integração Familiar (Ceifar) do Cabula. O programa já ultrapassa 3,6 mil inscritos e, no total, oferecerá 6 mil vagas ao longo do ano.
Na aula inaugural, os alunos tiveram acesso a conteúdos do primeiro módulo do programa, cujos assuntos envolveram autoconhecimento e inteligência emocional, gestão do tempo e produtividade, entre outros temas. Outros cinco módulos estão previstos para ocorrer, totalizando 122 horas de aulas presenciais, sem contar a gama de vídeos, podcasts e de outros materiais digitais disponíveis para os participantes por meio do aplicativo Geração SSA.
“O programa possui quatro meses de capacitação, sendo todo híbrido. As turmas inscritas já começaram a estudar através da linguagem digital desde a última terça (16). Cada módulo tem cinco encontros presenciais, que é justamente para que os alunos tirem as dúvidas do que eles viram no on-line, e para trabalhar a questão do acolhimento, da aproximação”, explicou a diretora de Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Duda Lomanto.
As capacitações também envolvem mentorias ministradas por profissionais do mercado de trabalho. São tratadas trilhas de conhecimento que dizem respeito às carreiras do futuro, como rede sociais e tecnologia; assim como aquelas com perspectivas de atender à demanda do mercado de Salvador, voltadas às áreas de saúde, turismo, construção civil e economia criativa.
Inscrita no Geração SSA, Rosângela Santos, 25 anos, integrou uma das turmas que esteve na Estação Cidadania em São Marcos. “Estou gostando bastante dos conteúdos e tirando algumas dúvidas que ficaram pendentes. Minha expectativa é aprender mais para ser encaminhada para o mercado de trabalho”, disse.
Juan Pablo de Araújo, 24 anos, se inscreveu no Geração SSA após saber do programa pelas redes sociais e também participou das aulas realizadas no local. “Estou desempregado atualmente e minha meta também é conseguir um emprego, além de aprender mais um pouco sobre o mercado de trabalho. Já participei de cursos na área de varejo e logística”, afirmou.
Inscrições – O Geração SSA é uma parceria da Prefeitura, por meio da Semdec, com a Escola do Caos, entidade que é referência no Brasil na formação de jovens para grandes empresas. As inscrições estão abertas pelo site https://treinarparaempregar.salvador.ba.gov.br/geracao-ssa-inscricao/. As dez unidades de Prefeitura-Bairro de Salvador e o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) estão disponíveis para realizar as inscrições dos jovens que não conseguirem acesso à internet.
O conteúdo foi montado pela Escola do Caos e segue o mesmo modelo que a instituição já realiza na formação de jovens para trabalharem em empresas como Google, Itaú, Bradesco, entre outros clientes. “A gente investiga muito o que há de mais moderno em matéria de antecipar a curva de aprendizagem e a inserção do jovem no mercado. E quando a gente percebeu, por um pedido da Prefeitura, a oportunidade de treinar 6 mil jovens, pegamos tudo aquilo que grandes empresas nos pedem e utilizamos o que há de mais moderno e mais competitivo para o mundo corporativo, no sentido de acelerar o treinamento de trainees e estagiários. Trata-se de um trabalho social incrível que oferece conteúdo de ponta para que esses jovens tenham competitividade”, explicou o fundador da Escola do Caos, Alberto Roitman.
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Thiago Souza/Secom PMS