A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (6), uma operação que investiga a obtenção fraudulenta de benefícios sociais, como o Bolsa Família. A “Operação Códigos Ilícitos” acontece na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, em uma lotérica.

Segundo a investigação da PF, que começou no final do ano de 2022 (quando o benefício ainda era chamado de Auxílio Brasil), foi identificado que os benefícios eram solicitados de forma fraudulenta, em nome de terceiros, que residiam na Bahia e outros estados brasileiros.

Funcionários de lotérica ajudavam a fraudar o Bolsa Família

Com a ajuda dos funcionários da própria lotérica, os investigados realizavam a ativação indevida do benefício no aplicativo CAIXA TEM e a quantia era sacada pelos criminosos do grupo.


				
					PF realiza operação na Bahia que investiga fraudes no Bolsa Família
PF realiza operação ação na BA que investiga fraudes no Bolsa Família. Foto: MDAS/Divulgação

Para não levantar suspeitas, o grupo retirava o dinheiro por meio do saque emergencial, através dos códigos (Token) saques, ou seja, sem a utilização de cartão.

Em nota, a PF detalhou que três mandados de busca e apreensão serão cumpridos em Ilhéus, com o objetivo de coletar mais elementos e identificar outros integrantes do grupo.

O crime é investigado é o de peculato furto, previsto no artigo 312, do Código Penal, que prevê pena de até 12 anos de prisão e multa.

Fonte: Ibahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *