30 de dezembro de 2025
Politica

Homem que fez live em cadeira de Moraes no 8 de Janeiro deixa prisão

Aildo Francisco Lima, homem que fez uma live na cadeira do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes durante a invasão do STF no 8 de Janeiro, deixou a cadeia de Limeira (SP) na tarde deste sábado, 12. Ele ficou um ano e meio encarcerado. Moraes autorizou a prisão domiciliar na sexta-feira, 11, depois que a defesa apontou que o pai e a mulher de Lima enfrentam problemas graves de saúde.

Lima é réu pelos seguintes crimes: abolição violenta do Estado democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para vítima; e deterioração do patrimônio tombado.

Aildo Francisco Lima na cadeira do ministro Alexandre de Moraes, durante a invasão do STF no 8 de Janeiro
Aildo Francisco Lima na cadeira do ministro Alexandre de Moraes, durante a invasão do STF no 8 de Janeiro

No último dia 30, os advogados do réu pediram ao STF autorização para que ele saísse da cadeia temporariamente para visitar o pai, que na véspera havia passado por uma cirurgia de aneurisma e estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Moraes concordou. A defesa ressaltou que já havia solicitado ao ministro prisão domiciliar em razão de a mulher de Lima ter passado por uma cirurgia cardíaca e precisar de cuidados especiais.

A partir de agora, Lima usará tornozeleira eletrônica e está proibido de usar redes sociais, falar com outros réus pelos atos golpistas ou dar entrevistas. Só poderá ser visitado por advogados e familiares em sua casa, em Campo Limpo Paulista (SP), além de visitar o pai no hospital na próxima semana.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *