Instituto dedicado ao legado de Mãe Stella de Oxóssi será lançado em Salvador
Nesta sexta-feira (2), às 18h, será inaugurado, na sede da Academia de Letras da Bahia (ALB), em Salvador, o Instituto Mãe Stella de Oxóssi. A nova instituição tem como missão preservar e divulgar o legado da Iyalorixá Mãe Stella (1925-2018), uma das maiores referências do país na defesa das religiões de matriz africana, no combate ao racismo e na valorização da cultura afro-brasileira. O lançamento marca o início das homenagens pelos 100 anos de nascimento da líder espiritual.
Mãe Stella foi Iyalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá por mais de 40 anos, além de atuar como enfermeira, escritora e imortal da Academia de Letras da Bahia. Com uma trajetória marcada pela luta contra o sincretismo religioso, ela defendeu a valorização da tradição iorubá no Brasil e publicou oito livros sobre espiritualidade e cultura afro. Eleita imortal da ALB em 2013, ela assumiu a cadeira nº 33, anteriormente ocupada pelo historiador Ubiratan Castro.
O Instituto será presidido por Adriano Azevedo, sobrinho de Mãe Stella e Obá de Xangô do Terreiro do Afonjá. A entidade pretende ampliar o acesso ao pensamento e à produção da sacerdotisa por meio de ações culturais, educativas e voltadas à valorização da ancestralidade africana. Além da cerimônia em Salvador, estão previstos eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.