Festival Movimenta Cajazeiras ocupa Espaço Cultural Boca de Brasa nos sábados de maio
Fotos: Divulgação
O Espaço Cultural Boca de Brasa Cajazeiras vai sediar, durante os sábados de maio, a Mostra MovimentaCena, com espetáculos de dança produzidos por artistas locais. A programação faz parte do Festival Movimenta Cajazeiras, que chega à segunda edição em 2025, com foco na instrumentalização artística e experiências de corpos em dança, para artistas informais e profissionais residentes na região.
O projeto MOVIMENTA CAJAZEIRAS ANO II foi contemplado pelo edital Territórios Criativos II, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.
A primeira apresentação é a do espetáculo “Nós por nós”, no dia 10 de maio, às 19h30. A montagem, que marca 10 anos da grupo sociocultural e artístico do subúrbio soteropolitano UZARTE, aborda o corpo negro em Sankofa, corpos em dança movimentam histórias do passado e presente para propor futuros mais dignos a população negra e periférica brasileira, a partir de uma perspectiva afrofuturística.
No dia 17, às 19h30, o palco do Boca de Brasa Cajazeiras recebe “Sample: é que nem cortar quiabo”, um solo do multiartista Brunno de Jesus que faz referências a mestres e mestras da dança negra baiana, como Mestre King, Marilza Oliveira, Jorge Silva, João Lima, entre outros. O espetáculo revisita memórias culturais que compõem e recompõem o corpo em diáspora, a partir das simbologias dos orixás Sángo e Oyá, para falar dos desafios enfrentados pelo homem negro contemporâneo.

A Mostra MovimentaCena vai ser encerrada com a obra “Malemolência”, no dia 24, às 16h, no Mercado Municipal de Cajazeiras. Com direção de Leonardo Santos e Marcos Ferreira (que também assina a coreografia), o espetáculo do Grupo Jeitus de Dança propõe uma nova ideia sobre o ser malemolente baiano, discordando das visões distorcidas e preconceituosas que nomeiam este corpo como preguiçoso e cheio de malícia.
Mostra Movimenta
O Festival Movimenta Cajazeiras continua com as inscrições abertas para a “Mostra Movimenta”, a ser realizada no dia 31 de maio, no Boca de Brasa de Cajazeiras. A convocatória irá contemplar 10 trabalhos em dança, que podem se enquadrar nos formatos solos, duos, trios e/ou grupos.
Destinadas prioritariamente para pessoas pretas e LGBTQIA+ (a partir de 16 anos, com autorização de responsável), com ou sem experiência artística na dança, as inscrições estendidas até segunda-feira (5) podem ser realizadas através de formulário disponível no perfil do projeto no Instagram. Os trabalhos selecionados nesta categoria receberão entre R$ 300 e R$ 1.000, por participação e em parcela única.