30 de abril de 2025
Cultura

Salvador e Porto firmam cooperação para preservação e valorização do Centro Histórico

A cidade de Salvador firmou um protocolo de cooperação para preservação do patrimônio histórico e habitação com a cidade do Porto, capital de Portugal. O documento foi assinado pela vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, e o presidente da Câmara de Porto, Rui Moreira. A gestora destacou a importância do acordo para as duas cidades, que, em comum, têm centros históricos considerados patrimônios mundiais.
“Representa um passo importante na troca de experiências e no fortalecimento de políticas de habitação e preservação do patrimônio. Com a parceria, buscamos implementar soluções inovadoras e sustentáveis, garantindo moradia digna e contribuindo para a revitalização do Centro Histórico de Salvador, sempre com foco no bem-estar da população e na valorização de nossa identidade cultural”, declarou Ana Paula Matos.
Ambas as cidades apostam no desenvolvimento de um trabalho conjunto em matéria de requalificação, reabilitação, revitalização e gestão do património edificado dos centros históricos, desenvolvimento de programas de habitação social e acessível ao nível da construção, reabilitação, manutenção e gestão do parque habitacional, e a adoção de modelos de viabilidade jurídica, económica e financeira das políticas de intervenção a implementar.
Entre as ações de cooperação definidas está o apoio ao desenvolvimento de capacidades profissionais dos quadros municipais de ambas as cidades, de instrumentos estratégicos do planeamento em matéria de ordenamento do território com enfoque na reabilitação do património edificado e do património histórico, e do diagnóstico das carências habitacionais e colaboração na definição e implementação das soluções habitacionais.
Também está prevista a definição de um conjunto de projetos de trabalho e de intervenção, a visita a locais agir, intercâmbio de técnicos, de programas de investigação e desenvolvimento, e assistência técnica e de partilha de informação e de publicações técnico-científicas.
A vice-prefeita também ressaltou o impacto positivo no “Prodetur 2” para a preservação do patrimônio histórico soteropolitano. “Vai recuperar cerca de 25 casarões para habitação no Centro Histórico de Salvador. Porto possui empresas públicas que realizam esse trabalho, como a Domus Social, que cuida da habitação de interesse social para pessoas de baixa renda. Então, essa troca de experiências trará muitos bons frutos para as duas cidades”, ponderou.

Fotos: João Pedro Mendes / Governo da Cidade do Porto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *