‘Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa’ realiza 2ª edição em Salvador
Texto: Ascom FGM
Fotos: Caio Lírio e Divulgação
Salvador recebe a segunda edição do ‘Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa’, que começa neste sábado (3) e segue até segunda-feira (5), com atividades no Gabinete Português de Leitura e no Espaço Cultural da Barroquinha. A programação é gratuita e reúne apresentações de teatro e música, roda de conversa e mostra de cinema.
“O Viva a Língua será uma grande celebração da língua portuguesa, onde o público poderá conferir o idioma em suas diferentes formas de falar, seja com o português do Brasil (América Latina), de Portugal (Europa) e o de Cabo Verde (África). Tudo estará interligado, entre as apresentações, a ativação dos espaços e também através da arte”, ressalta o organizador Ricardo Duarte.
O ‘Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa’ é um projeto via programa de isenção fiscal Viva Cultura da Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult) e a Fundação Gregório de Mattos (FGM).
Programação
A abertura do festival será marcada pela peça ‘Fernando Pessoa – O Espetáculo’, que vai ser apresentada no dia 3, às 16h, no Gabinete Português de Leitura, na Praça da Piedade. A montagem completa 30 anos desde a estreia e leva ao público a poesia de um dos maiores escritores da língua portuguesa.
Já no dia 4 de maio (domingo), às 14h30, o Espaço Cultural da Barroquinha recebe uma roda de conversa com a participação do premiado escritor português Valter Hugo Mãe, da escritora baiana Lívia Natália e da escritora cabo-verdiana Vera Duarte – que vai realizar o lançamento no Brasil do livro ‘A Vênus Crioula’. “É com muita alegria e satisfação que vou à Bahia, terra de Zumbi do Palmares, para participar do Festival da Língua Portuguesa e poder falar da língua portuguesa”, diz Vera Duarte.
Em seguida, às 18h, o cantor Lazzo Matumbi apresenta o show ‘Lazzo Canta Melodia’. O repertório reúne sucessos como ‘Juventude Transviada’, ‘Surra de Chicote’, ‘Ébano’, ‘Negro Gato’, ‘Estácio, Holly Estácio’.
No dia 5, o Gabinete Português de Leitura vai abrigar uma mostra de cinema em Língua Portuguesa, com a exibição de filmes de países como o Brasil, Portugal e Cabo Verde. “Vamos ativar um espaço nobre onde a língua está muito viva, que é o Gabinete Português de Leitura”, reforça o organizador do Viva a Língua, Ricardo Duarte.
Encerrando a programação, será realizada uma apresentação da camerata Opus Lumen, às 18h, também no Gabinete.
‘Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa’
Quando: de 3 a 5 de maio
Onde: Espaço da Barroquinha e Gabinete Português de Leitura
Gratuito