1 de julho de 2025
Politica

Comissão de Relações Exteriores aciona PGR e acusa Mauro Vieira de mentir para faltar em audiência

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara, presidida por Filipe Barros (PL-PR), vai acionar a Procuradoria-Geral da República contra o ministro Mauro Vieira, após ele deixar de comparecer a uma audiência nesta terça-feira,6, para a qual havia sido convocado. O colegiado pedirá que a PGR apure possível crime de responsabilidade do chanceler.

A justificativa de Vieira para cancelar a ida à Câmara foi a viagem a Moscou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro, contudo, só embarcou às 22h e passou o dia em despachos internos, segundo sua agenda oficial.

“O plenário da comissão rejeitou a justificativa dada pelo ministro. Com base nisso, vamos oficiar a PGR, pelo fato de ter mentido para a comissão”, disse Barros à Coluna do Estadão. Procurado por meio de sua assessoria, Vieira ainda não comentou. O espaço segue aberto.

Vieira havia sido convocado pela comissão para explicar o asilo diplomático dado pelo Brasil à ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia, condenada a 15 anos de prisão em julgamento relacionado a Operação Lava Jato. Segundo Barros, a data de 6 de maio para ouvir o ministro foi acertada com a própria assessoria de Vieira.

O colegiado também aprovou nesta quarta-feira, 7, uma nova convocação de Vieira e do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para tratar do mesmo assunto.

Originalmente, a Comissão de Relações Exteriores seria presidida pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que acabou pedindo licença da Câmara para ficar nos Estados Unidos. O comando do colegiado, então, ficou com Barros, que também é bolsonarista.

Filipe Barros, presidente da Comissão de Relações Exteriores
Filipe Barros, presidente da Comissão de Relações Exteriores

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *