15 de agosto de 2025
Politica

Delegados da Receita aderem à greve dos auditores fiscais

Delegados da Receita Federal aderiram à greve dos auditores fiscais do órgão, que já dura cinco meses e meio. É a segunda vez na história que os delegados participam da mobilização. A decisão foi tomada na noite da quarta-feira, 7, durante assembleia nacional do Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional).

A adesão de delegados e delegados-adjuntos à greve faz com que a mobilização tenha mais integrantes em cargos de gestão no Fisco. Um dos principais motivos para a decisão dos delegados foi o corte de até 20% do bônus de produtividade de auditores imposto pela Receita na semana passada, como mostrou a Coluna do Estadão.

 WS1 SÃO PAULO - 10/03/2023 - RECEITA / FEDERAL / DECLARAÇÃO / IMPOSTP /RENDA  - O programa utilizado para declaração do Imposto de Renda 2023, ano-base 2022, foi liberado pela Receita Federal para download a partir de quinta-feira (9). A previsão inicial do órgão era de que o programa seria disponibilizado no próximo dia 15 de março, quando inicia o prazo de entrega das declarações. FOTO:WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO
WS1 SÃO PAULO – 10/03/2023 – RECEITA / FEDERAL / DECLARAÇÃO / IMPOSTP /RENDA – O programa utilizado para declaração do Imposto de Renda 2023, ano-base 2022, foi liberado pela Receita Federal para download a partir de quinta-feira (9). A previsão inicial do órgão era de que o programa seria disponibilizado no próximo dia 15 de março, quando inicia o prazo de entrega das declarações. FOTO:WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO

Segundo um documento da entidade enviado ao secretário da Receita, Robinson Barreirinhas, a nova regra “viola a legislação vigente e acordos preestabelecidos, configurando-se como ato ilegal, inconstitucional e antidemocrático”. O presidente do Sindifisco Nacional, Dão Real, afirmou à Coluna do Estadão que “a Receita fez uma retaliação muito grave à mobilização grevista e o governo jogou gasolina no fogo”.

Impacto da greve: 1 milhão de remessas retidas

Como um dos efeitos da greve iniciada em novembro, há um milhão de remessas retidas em alfândegas de todo o País, de importação e exportação. Outro resultado é o risco de o governo não cumprir a meta fiscal deste ano, uma vez que o trabalho da Receita envolve diretamente a arrecadação federal.

Auditores apontam perdas inflacionárias de 28% na remuneração

O salário inicial de um auditor fiscal da Receita Federal é de quase R$ 23 mil. A categoria recebeu reajuste de 9% em 2023, dentro do pacote de aumento salarial do funcionalismo público do governo Lula, mas ressalva que acumula perdas inflacionárias de 28% desde 2016. Os auditores afirmam: “É inaceitável que sejamos a única categoria do serviço público federal sem direito à reposição das perdas inflacionárias”.

Os auditores reclamam ainda que servidores da AGU, que já recebem valores próximos ao teto remuneratório, conseguiram fechar acordo para receber reajuste de 19% em seus vencimentos básicos, parcelado em duas vezes, em junho de 2025 e em abril de 2026.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *