17 de agosto de 2025
Salvador

Projeto Era Uma Vez…Brasil abre inscrições para professores de história da Rede Municipal

 

Estão abertas as inscrições para a 9ª edição do projeto Era Uma Vez… Brasil. Iniciativa em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), que tem o objetivo de colaborar com o conhecimento e difusão da cultura nacional, promovendo aprendizagem e enriquecimento cultural de estudantes e professores. O lançamento da edição 2025 com o tema “Quem Conta a Nossa História” aconteceu na terça-feira (18), no Centro de Formação Emília Ferreiro, onde foi realizado o primeiro encontro para formação de professores de História, interessados em participar do projeto.

A inscrição é realizada no site Era Uma Vez…Brasil  é importante ficar atento às datas de encerramento, pois tem datas diferentes para as categorias. Os professores terão até 11 de abril para se inscrever e os estudantes, 9 de maio. O projeto é dividido em quatro etapas: Fatos históricos; Campus; Intercâmbio e Comunidade. A primeira vai até final de maio, os professores vão replicar em sala de aula o que acontece na formação, em seguida os alunos participantes terão que produzir uma História em Quadrinhos (HQ), essas serão avaliadas e selecionadas para a próxima etapa.

O secretário da Educação Thiago Dantas destacou a importância da parceria do projeto com a Secretaria. “Independentemente de conseguir fazer o intercâmbio, o processo como um todo é muito rico e representa um crescimento para os alunos imensurável. De todo enriquecimento que a educação pode proporcionar, trazer essa perspectiva de análise e interpretação crítica para os jovens é valioso demais e esse projeto desperta muito essas características. Quero desejar a todos que essa jornada seja ainda mais enriquecedora”.

O professor de História, José Mário, da Escola Municipal Manoel Faustino já está se articulando com o aluno que fez o intercâmbio ano passado para incentivar outros jovens a participarem desta edição. “A iniciativa é extraordinária, principalmente quando ouvimos as narrativas dos estudantes que fizeram o intercâmbio. Um projeto como esse que fomenta o processo criativo e a criticidade dos jovens e, consequentemente realiza sonhos é muito importante. Já tenho três nomes de alunos que vou dialogar para participar”.

A estudante da Escola Municipal Iacy Vaz Fagundes, Yasmin Bispo que participou do intercâmbio em Portugal ano passado, conta como sua experiência foi enriquecedora. “Foi incrível, a viagem proporcionou uma visão ampla das coisas, conheci pessoas de lugares diferentes, outra cultura. Com certeza melhorou muito meu aprendizado principalmente em História”, disse.

Foi inexplicável o que eu senti em Portugal, gostei muito do Palácio de Queluz e da Praça do Comércio que lembra muito a Bahia, conheci mais sobre a história da bandeira de Portugal. É uma experiência incrível que todos os jovens deveriam experimentar, conta Monaliza Nascimento, participante da edição de 2024 e aluna da Escola Municipal São Domingos Sávio.

Conforme Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, empresa idealizadora do Era Uma Vez…Brasil, este ano terá mais um Campus em Salvador que passou de 60 para 110. “A gente precisa inspirar essas crianças, sinto muito orgulho de participar de um projeto que vem crescendo cada vez mais e ampliando as possibilidades para os estudantes, muitos deles nem imaginavam que poderiam viajar para outro país, eles retornam com outra visão de mundo e acreditando que podem fazer muito mais e incentivar outros jovens”.

Foto: Enaldo Pinto

O post Projeto Era Uma Vez…Brasil abre inscrições para professores de história da Rede Municipal apareceu primeiro em Secretaria Municipal da Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *