13 de maio de 2025
Politica

Barroso diz em Nova York que apoio dos EUA foi decisivo para evitar golpe no Brasil

BRASÍLIA – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse que os EUA prestaram um “apoio decisivo à institucionalidade e democracia brasileira em momentos de sobressalto”. Ele falou em evento do LIDE, em Nova York, nos Estados Unidos, durante a Brazil Week.

“Eu mesmo, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral, estive com o encarregado de negócios americanos, tive muitas vezes, mas em três vezes, eu pedi declarações dos Estados Unidos de apoio à democracia brasileira, uma delas no próprio Departamento de Estado, e acho que isso teve algum papel, porque os militares brasileiros não gostam de se indispor com os Estados Unidos, porque é aqui que obtêm os seus custos e os seus equipamentos”, afirmou.

Barroso e outras autoridades em evento do Lide em Nova York
Barroso e outras autoridades em evento do Lide em Nova York

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e 33 aliados são réus por tentativa de golpe de Estado no Supremo. De acordo com a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), o plano golpista não teria prosperado porque não contou com o apoio da alta cúpula das Forças Armadas.

A jornalistas, Barroso afirmou que o papel do STF é o de interpretar a Constituição e que a Corte o faz “na medida certa”. Foi uma resposta ao presidente da Cãmara dos Deputados, Hugo Motta, que, no evento, cobrou uma autocrítica dos Poderes.

“O presidente Motta conduz muito bem a Câmara dos Deputados e o Supremo tem o seu papel de interpretar a Constituição e o faz na medida adequada”, disse Barroso a jornalistas em Nova York.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *