Fazenda nega acerto de Haddad com Lula para disputar o Senado: ‘ministro não é candidato a nada’
[[{“value”:”
BRASÍLIA – O Ministério da Fazenda negou nesta quarta-feira, 14, a possibilidade de o chefe da Pasta, Fernando Haddad, deixar o cargo em abril do ano que vem para concorrer às eleições de 2026. A resposta foi dada pela assessoria de imprensa do Ministério a um pedido do Estadão/Broadcast depois que surgiram reportagens sobre um acerto de Haddad com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o pleito do ano que vem. “O ministro não é candidato a nada”, assegurou a assessoria de comunicação.

Haddad vem reiterando que não quer ser candidato em 2026. Em diversas entrevistas, disse que não pretende concorrer a nenhum cargo. Na mais recente, ao portal UOLna segunda-feira, 12, o ministro negou que esteja pensando na eleição do ano que vem e afirmou que a prerrogativa para disputar a presidência é de quem está no cargo, portanto, de Luiz Inácio Lula da Silva.
Nessa última entrevista, Haddad elaborou mais a explicação sobre a decisão de uma candidatura. Ele justificou que, em seu campo político, a decisão de uma candidatura não se restringe ao ponto de vista pessoal, mas da melhor alternativa visualizada por esse campo para o pleito.
Questionado sobre se assumiria a disputa presidencial caso fosse solicitado, ou se vislumbraria uma atuação no Senado, Haddad negou. “Eu não estou pensando em eleição em 2026, não estou mesmo”, disse.
As reportagens sobre a possibilidade da saída do ministro do cargo davam conta de que um acerto teria sido feito com Lula e que Haddad poderia ficar à disposição do PT para disputar o cargo que for considerado mais estratégico para o partido. Isso ocorreria daqui a um ano, em abril de 2026.
“}]]