Salvador Vai de Bike promove oficina de primeiros socorros para ciclistas

Foto: Divulgação/ Saltur
Texto: Ana Virgínia Vilalva/ Secom PMS
O Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), promovido pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), promoveu na manhã desta sexta-feira (16) uma formação em Primeiros Socorros e Segurança Viária para ciclistas da capital baiana. A capacitação ocorreu no Espaço Colabore, no Parque da Cidade, com palestra ministrada pela Coordenadoria de Prevenção à Violência (CPREV) da Guarda Civil Municipal (GCM).
A coordenadora do MSVB, Liana Oliva, ressaltou a importância da iniciativa. “Esse é um curso extremamente relevante e importante, porque a gente sabe que, em qualquer grande cidade, acidentes no trânsito são uma realidade. Então, a gente capacita as pessoas, oferecendo para os ciclistas um treinamento, nesse pronto atendimento, nos primeiros cuidados que a gente pode ter. Diante de uma pessoa que passou por um acidente, isso pode realmente salvar uma vida”.
Na manhã de hoje, 25 ciclistas participaram da ação. Segundo Liana, o objetivo é formar multiplicadores para que eles possam repassar todo o conhecimento disponibilizado. “Essas pequenas turmas acontecem ao longo dos anos. Estamos na quinta edição e há mais duas outras programadas para 2025 ainda”.
A guarda civil municipal Patrícia Santiago, responsável pelo treinamento, destacou a importância de trazer a capacitação através do CPREV: “A nossa ideia aqui foi apresentar a eles quais os procedimentos, técnicas e práticas simples, porém cruciais na prevenção de vidas”.
Conhecimento – Morador do Costa Azul, Ed Ferreira, de 40 anos, usa a bicicleta como meio de trabalho e transporte. Para ele, o curso é fundamental para casos de emergência. “Nunca precisei usar, graças a Deus, mas é sempre bom ter o conhecimento para ajudar a si ou ao próximo, ainda mais que costumo pedalar longas distâncias muitas vezes, mas sempre em grupo”.
Já a técnica em radiologia Graziele Nascimento, de 37 anos, mora em São Rafael e utiliza a bicicleta para o lazer. “Em relação ao treinamento de primeiros socorros, essa é uma oportunidade para darmos suporte a outra pessoa em uma situação de risco. Já precisei usar desses conhecimentos, e se eu não soubesse, não saberia como lidar com a situação”.