1 de julho de 2025
Politica

Andreazza: ‘Lula é aplaudido e vaiado em encontro de prefeitos em Brasília’; veja

O colunista do Estadão Carlos Andreazza fala sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi recebido por aplausos e vaias de prefeitos que participaram da abertura da 26.ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília, nesta terça-feira, 20.

Ao ser chamado pelo mestre de cerimônias para discursar, foi possível ouvir manifestações de descontentamento contra o presidente, que não mencionou o ocorrido durante seu discurso. O evento, realizado anualmente e conhecido como Marcha dos Prefeitos, reúne gestores municipais na capital federal para defender pautas de interesse dos municípios, como a descentralização de recursos na União.

O que você precisa saber para acompanhar o papo

Para Andreazza, uma reação negativa dos prefeitos que participaram do encontro em Brasília era esperada. E relembra o peso do orçamento secreto na eleição municipal de 2024 para prefeitos de partidos do Centrão.

“O grande vencedor da eleição 2024 fora o orçamento secreto. Um instituto de financiamento via emendas parlamentares dos candidatos dos donos do Parlamento. Os grandes vencedores da eleição foram Ciro Nogueira, Davi Alcolumbre, Arthur Lira, Elmar Nascimento, Gilberto Kassab… E o governo foi partícipe do esquema do orçamento secreto. Eles garantiram os suprimentos, a liberação de bilhões de reais, e aqueles que controlavam autoritariamente a distribuição das emendas parlamentares ganharam tudo. Essa galera que foi a Brasília na Marcha dos Prefeitos. É óbvio, portanto, que haveria hostilidade ao governo Lula”, diz.

O colunista pontua que Lula reagiu como um político experiente, mas destacou a fragilidade do governo. “Importa como Lula reage. Muito experiente. Não é alguém que em condições normais, históricas, sentiria o peso da vaia. O ponto é a fragilidade em que se encontra o seu governo, o governo Lula”, afirma.

Siga Carlos Andreazza no Estadão

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *