Andreazza: ‘Lula promete zerar fila do INSS, mas depois de dois anos de Lupi, ela dobrou’; veja
O colunista do Estadão Carlos Andreazza comenta a promessa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de zerar a fila de pessoas que buscam a aprovação de benefícios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o recente escândalo de fraude no órgão.
“A promessa de Lula, que entregou a Previdência Social a Carlos Lupi, era combater a fila do INSS. O que aconteceu: a fila do INSS só aumentou. E aumentou barbaramente. Nós temos agora uma nova fila do INSS, temos a fila normal, de acesso a benefício, milhões de pessoas, agora temos a fila para conseguir o ressarcimento ao roubo sofrido via descontos associativos. Temos filas para todos os gostos”, diz.
A Advocacia-Geral da União (AGU) calcula que os pedidos de reembolso de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos indevidos já somam R$ 1 bilhão, segundo apurou o Estadão/Broadcast.
O colunista comenta ainda sobre a falta de transparência do governo federal na divulgação de dados sobre a fila do INSS e as consequências do “abandono da Previdência Social”.
“O governo Lula que prometeu transparência, acabar com a fila do INSS ou diminuí-la tremendamente, e colocou Carlos Lupi, o Lupismo Social, para cuidar da Previdência Social. A gente parte da contratação da incompetência, a gente verifica, no melhor cenário, a omissão. As duas coisas se casam. Num cenário como esse, de abandono da Previdência Social, não só a fila de acesso ao direito aumentaria, como aumentaria a roubalheira. Uma coisa está ligada a outra”.
Siga Carlos Andreazza no Estadão
- Estadão Analisa, ao vivo, de segunda a sexta, às 7 horas no Youtube
- Estadão Analisa no Spotify
- Estadão Analisa no Apple Podcasts