Lula ligou para Marina Silva e disse que ela agiu certo ao se retirar de comissão
BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou nesta terça-feira, 27, para a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, após ela deixar a sessão da Comissão de Infraestrutura do Senado por causa de um bate-boca com parlamentares da oposição. Lula disse que ela agiu corretamente ao se retirar após discutir com os senadores Plínio Valério (PSDB-AM) e Marcos Rogério (PL-RO).
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, Lula prestou solidariedade a Marina e disse que sentiu um “mal-estar” ao ver as imagens do bate-boca entre a ministra e os parlamentares.

O petista afirmou ainda que se sentiu feliz quando viu a chefe da pasta se retirando da sala.Na audiência desta terça, Marina envolveu-se em uma série de discussões com oposicionistas. A ministra disse ter se sentido desrespeitada no encontro, convocado para debater a criação de unidades de conservação na Margem Equatorial.
O auge da tensão se deu quando Valério afirmou que “a mulher Marina merecia respeito, a ministra, não”. Marina exigiu um pedido de desculpas para permanecer na audiência da Comissão de Infraestrutura, mas não foi atendida.
Marcos Rogério, que é o presidente do colegiado, reclamou da postura da ministra e cortou o microfone dela pelos minutos finais da audiência. Segundo ele, a ministra estava “provocando”. O senador ainda prometeu pautar a convocação de Marina para a próxima semana.