1 de julho de 2025
Politica

Ala do STF acende alerta para sanção a Moraes, mas ainda aposta em ‘moderados’ do governo Trump

Uma ala do Supremo Tribunal Federal (STF) acendeu o alerta para possíveis sanções dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, após o anúncio da Casa Branca de que restringirá visto para autoridades estrangeiros e pessoas “cúmplices na censura”, mas ainda aposta que integrantes “moderados” do governo Trump evitarão um confronto direto com o Brasil.

Um magistrado da Corte afirmou à Coluna do Estadão, sob reserva, que é preciso esperar o desenrolar dos fatos e que “se houver algum ato, veremos a reação”. Nesta semana, Moraes acatou um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e abriu inquérito na Corte para investigar o deputado Eduardo Bolsonaro(PL-SP) pela atuação nos EUA contra autoridades brasileiras.

A avaliação entre ministros do Supremo é de que há pressão das big techs e de parte do governo Trump por sanções a Moraes devido ao embate do ministro com o bilionário Elon Musk, dono do X e membro da gestão republicana. A rede social chegou a ficar fora do ar no Brasil de 30 de agosto a 8 de outubro de 2024, por não cumprir exigências da legislação brasileira.

Por outro lado, os magistrados apostam que as alas mais moderadas da Casa Branca agirão como “bombeiros” para esfriar o confronto ao levar em conta a relação comercial entre os dois países e o papel estratégico do Brasil como fator de estabilidade na América Latina.

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)
Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *