2 de julho de 2025
Cultura

‘História cantada’ mistura arte e educação no Ilê Axé Opô Afonjá

Texto e fotos: Thaís Seixas

Uma tarde para cantar, rimar, criar brinquedos, se divertir e aprender. As crianças da Escola Rosa dos Ventos participaram nesta quarta-feira (28) de uma atividade que ultrapassou o espaço físico da instituição e chegou até o Ilê Axé Opô Afonjá, localizado em São Gonçalo do Retiro. O local, que em 2025 celebra o centenário de Mãe Stella de Oxóssi, foi cenário de mais uma edição do projeto ‘História cantada’, realizado pela Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura da Fundação Gregório de Mattos.

A atividade foi ministrada pela educadora, pesquisadora e mestre em Arte e Educação Sálua Chequer e pelo músico, cantor e compositor Igor Trovanova, e teve como base o livro ‘O Rei que tinha orelhas de burro’. Além da leitura musicada, os estudantes também conheceram cantigas populares, trava-línguas e puderam criar dois brinquedos: o botão mágico e a boneca abayomi.

Para a coordenadora da escola, a educadora Nadja Araújo, a reação das crianças mostra a importância de levá-las para atividades externas e longe das telas. “Foi um prazer imenso participar dessa atividade, onde percebemos no brilho no olhar das crianças. Como é bom preparar seu próprio brinquedo, como foi bom participar em conjunto dessa formação, contar histórias e dar asas à imaginação. Cada olhar, cada percepção de cada criança, só temos que acreditar que a leitura transforma”, comemora ela.

Veja fotos da ação:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *