1 de julho de 2025
Politica

Andreazza: ‘Galípolo cumpre sozinho sua obrigação de tentar baixar inflação’; veja vídeo

O colunista do Estadão Carlos Andreazza comenta as declarações do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, que o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) não deveria ser usado nem para questão arrecadatória nem para apoio à política monetária.

“Galípolo declarou, por exemplo, ser contra o IOF para fins arrecadatórios. Falou o óbvio o presidente do Banco Central, que o IOF é um imposto de natureza regulatória a ser usado com comedimento”, diz.

“Galípolo sobre inflação e juros disse o seguinte: ‘Talvez mais duro do que a batalha contra os críticos feita pela elevação da taxa seja essa outra batalha: ter estômago de crocodilo para engolir de tudo e queixo de pedra para tomar soco na cara, para aguentar o período em que será necessário manter a taxa de juros no patamar restrito, esse patamar alto para ancorar as expectativas e perseguir a meta’.”

“O cara está cumprindo sozinho a sua obrigação de tentar fazer baixar a inflação, controlar a inflação. A inflação a gente sabe como começa não sabe como termina”, complementa.

Siga Carlos Andreazza no Estadão

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *