15 de agosto de 2025
Politica

Amazônia tem área equivalente a Pernambuco com alto risco de grilagem

A Amazônia tem uma área pública equivalente ao estado de Pernambuco com alto risco de grilagem, segundo dados do Observatório das Florestas Públicas, que será lançado nesta quinta-feira, 5. O cenário é ainda mais grave porque essas terras ainda não tiveram destinação estabelecida pela União ou por estados. Cerca de 80% do desmatamento na Floresta Amazônia aconteceu em florestas públicas federais.

Segundo o observatório, 10,2 milhões de hectares das Florestas Públicas Não Destinadas (FPNDs) têm alto risco de apropriação ilegal de terras. Comparável à área de Pernambuco, o espaço se aproxima do tamanho da Coreia do Sul e é maior do que países como Portugal e Áustria.

As FPNDs são áreas públicas que ainda não foram transformadas em Unidades de Conservação, Terras Indígenas ou Terras Quilombolas, tampouco passaram por regularização fundiária. Como resultado da omissão do poder público, a maior parte dessa terra está registrada irregularmente como propriedade privada, o que dá margem para o cometimento de crimes ambientais.

Área desmatada para pasto na Floresta Zmazônica no município de Parauapebas (PA)
Área desmatada para pasto na Floresta Zmazônica no município de Parauapebas (PA)

O Observatório das Florestas é uma iniciativa da Amazônia de Pé e do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). As informações foram obtidas após análise técnica em dados do Cadastro Nacional de Florestas Públicas, mantido pelo Ministério do Meio Ambiente.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *