1 de julho de 2025
Politica

Fraudes do INSS: 82% dos brasileiros ficaram sabendo; 31% culpam governo Lula; 8%, gestão Bolsonaro

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 4, mostra que 82% dos brasileiros ficaram sabendo do escândalo do INSS, em que entidades faziam descontos não autorizados em benefícios de aposentados. De acordo com o levantamento, 31% dos entrevistados apontaram o governo Lula como o principal responsável pelo desvio. Enquanto isso, o governo anterior, de Jair Bolsonaro (PL), foi citado por 8% dos entrevistados.

De acordo com os números, são 14% os que culpam o próprio INSS, enquanto outros 8% citam as entidades que fraudaram as assinaturas dos aposentados como principais responsáveis. Ainda há 1% que culpa os próprios beneficiários por não terem conferido os descontos antes e 12% que citam outros responsáveis. Os que não souberam ou não responderam são 26%.

Escândalo de descontos irregulares da Previdência Social impacta imagem do governo Lula
Escândalo de descontos irregulares da Previdência Social impacta imagem do governo Lula

Mesmo entre os eleitores de Lula, os que acham que a culpa é do atual governo são 13%, pouco abaixo dos 18% que culpam o INSS e dos 15% que culpam a gestão Bolsonaro. Entre os eleitores do ex-presidente, por outro lado, 53% culpam Lula e só 1% culpa Bolsonaro.

Maioria defende que apenas recurso bloqueado dos investigados seja usado para ressarcimento

A sociedade está dividida quanto às estratégias do governo para ressarcir os aposentados, se com ou sem o uso de recursos dos cofres públicos. Apesar disso, a maioria defende que apenas o dinheiro que for recuperado com os investigados seja utilizado. São 52% os que pensam assim.

Enquanto isso, para 41%, a gestão Lula deveria devolver o dinheiro desviado mesmo que tenha que usar recursos públicos para tal. São 7% os que não souberam ou não responderam.

Os brasileiros também se dividem sobre a criação ou não de uma CPI para investigar o caso. Um requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS já foi apresentado no Congresso. O presidente da Casa afirmou que só vai ler no dia 17 de junho o pedido.

Para 50% dos brasileiros, é importante que o Legislativo abra uma comissão para apurar o escândalo. Enquanto isso, 43% dos entrevistados avaliam que a investigação da Polícia Federal é suficiente e que a oposição só quer desgastar o governo. Os que não souberam ou não responderam são 7%.

O caso do INSS foi lembrado como notícia mais negativa relacionada ao governo. São 10% os brasileiros que apontaram o escândalo. Enquanto isso, 9% citam tema corrupção. O aumento de preços/inflação também foi lembrado por 9% dos brasileiros.

A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em 120 municípios entre os dias 29 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *