15 de agosto de 2025
Politica

Justiça Eleitoral cancelou 5 milhões de títulos; veja se você está na lista e como regularizar

A Justiça Eleitoral cancelou 5.042.047 títulos de eleitores brasileiros entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2025. A perda de validade nos documentos ocorreu por falta não justificada nas três últimas eleições. Os brasileiros tinham até 19 de maio para explicar o motivo das ausências.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sua resolução nº 23.659, de outubro de 2021, prevê que “será cancelada a inscrição do eleitor ou da eleitora que se abstiver de votar em três eleições consecutivas, salvo se houver apresentado justificativa para a falta ou efetuado o pagamento de multa”. A Justiça Eleitoral considera como eleição cada um dos turnos de um pleito.

TSE cancelou os títulos após eleitores permanecerem sem votar por três eleições seguidas sem justificar ausência
TSE cancelou os títulos após eleitores permanecerem sem votar por três eleições seguidas sem justificar ausência

Como verificar se teve o título eleitoral cancelado?

Para verificar a situação do título eleitoral, o eleitor deve acessar a página do TSE e fazer uma busca usando o número de seu CPF ou do título de eleitor.

Após a verificação, é possível regularizar o documento na própria plataforma. No entanto, em alguns casos, pode ser necessário que o indivíduo compareça a um cartório eleitoral.

Como regularizar o título eleitoral?

Segundo o TSE, 5.308.871 eleitores não votaram nas últimas três eleições, porém, 223.211 justificaram o motivo da ausência dentro do prazo estabelecido e, por isso, mantiveram seu título regular.

O tribunal ainda ressalta que 26.108 dos faltantes não tiveram os títulos cancelados por serem de grupos em que o voto é facultativo ou se enquadram em outras condições que dispensam a participação no pleito. Por fim, 17.505 documentos foram cancelados por outros motivos diversos, como óbitos.

Aqueles que não fizeram a justificativa devem acessar o sistema de Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do TSE. É possível regularizar o documento on-line.

A situação se torna um pouco mais complexa caso o eleitor não tenha dados biométricos cadastrados ou tenha fornecido as informações há mais de dez anos. Nesta situação, será necessário comparecer a um cartório eleitoral para fazer a coleta das informações até 30 dias após o pedido de regularização.

Consequências de não regularizar o título de eleitor

Estar com o título de eleitor cancelado traz diversas limitações para cidadãos. Dentre elas, a impossibilidade de assumir cargos públicos, mesmo que aprovado em concurso, e de renovar documentos.

Aqueles que não justificaram sua ausência também podem enfrentar problemas para sair do Brasil, uma vez que é impossível emitir passaporte sem regularizar as dívidas eleitorais.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *