28 de agosto de 2025
Politica

Andreazza: ‘É um pacote fiscal para fechar as contas, ninguém pensa em justiça tributária’; veja

O colunista do Estadão Carlos Andreazza comenta as ações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para realizar um ajuste fiscal estrutural em grande parte pelo lado da receita sob o discurso da justiça tributária.

“Então quer dizer que não tem nenhuma medida boa nesse pacote? Não tem coisas meritórias? Vamos abrir o pacote das isenções fiscais no Brasil, estabelecer métricas, porque você oferece uma política pública de renúncia fiscal em troca de benefícios para a sociedade. Se essa política pública não entrega e os benefícios vão ficando eternamente, tem uma coisa errada. Vamos botar essa bola no chão e estruturalmente rever benefícios fiscais no Brasil. Isso seria fazer justiça tributária”, diz.

O colunista destaca que o governo e o Congresso Nacional estão “rolando a bomba fiscal” para o ano que vem, ano de eleições.

“Na prática, o que está em curso é ‘preciso fechar a minha conta de 2025′, em vez de enfrentarem para desarmar a bomba. E a irresponsabilidade é também do Congresso, ninguém quer rever gasto tributário, ninguém quer cortar despesa, ninguém abre mão de porcaria nenhuma no Brasil. Em vez de desarmarem o bicho que explodiria só em 2027, diante da evidência de que está explodindo agora, o que fazem: ‘vamos dar uma sobrevida para o bicho, vamos engordar o bicho’. Estão engordando a bomba, rolando a sua explosão para frente com a desculpa de justiça tributária. Aí rola para o ano eleitoral. No ano eleitoral, tem a verdadeira anistia. Gastança liberada.”

Siga Carlos Andreazza no Estadão

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *