1 de julho de 2025
Cultura

2 de Julho: ‘A dança é uma forma de celebrar nossos heróis’, diz Lia Robatto

Texto: Thaís Seixas

Foto: @andersonmoreiraphotos | @arteforteproducoes

O espetáculo de dança ‘Ao Pé do Caboclo’ – que no último sábado (28) abriu a programação da Independência do Brasil na Bahia, celebrada na próxima quarta-feira, 2 de Julho – foi apresentado pelo Balé Folclórico da Bahia em homenagem à diretora, coreógrafa, dançarina e professora Lia Robatto. Ela esteve no Largo do Campo Grande para prestigiar a estreia e destacou a importância do 2 de Julho para a história do Brasil.

“Finalmente, está se reconhecendo, em termos nacionais, que a Bahia foi a terra que realmente liberou o país dos nossos colonizadores portugueses. Só se falava no 7 de Setembro, no grito de D. Pedro no Ipiranga, mas não no Brasil da nossa luta, um ano depois. A gente ainda estava lutando aqui. Então, é muito importante essa data para a Bahia, que sempre a valorizou”, afirma Lia.

>> Confira a programação completa do 2 de Julho aqui

Lia Robatto (à esquerda) na noite de estreia do espetáculo ‘Ao Pé do Caboclo). Foto: Thaís Seixas | Ascom FGM

Uma das pioneiras da dança, Lia Robatto foi novamente homenageada nas apresentações deste ano, realizadas no sábado (28) e no domingo (29), que contaram com mais de 150 artistas em cena, entre dançarinos e músicos da orquestra. Foi em 1977 que a artista criou a obra original, que começava no Teatro Castro Alves e finalizava no monumento na Praça do Campo Grande, passeando entre as pessoas, que interagiam livremente como parte do espetáculo.

“Vavá (Botelho, diretor do Balé Folclórico) se inspirou em um trabalho antigo meu, feito há mais de 40 anos, e o recriou de uma forma muito rica e criativa, fazendo jus à importância dessa festa. E eu gostei muito de Fernando Guerreiro (presidente da Fundação Gregório de Mattos) calendarizar o espetáculo. Eu acho que deviam manter essa apresentação como um marco, porque a dança é uma das formas de celebrar os nossos heróis. É lindo, porque o caboclo é um símbolo importantíssimo, que representa o herói militar, a etnia indígena, a religião cabocla e todas as tradições culturais do nosso povo”, enfatiza Lia Robatto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *