1 de julho de 2025
Politica

Correios atenderam 1,3 milhão de aposentados em 1 mês sobre débitos indevidos do INSS

Em um mês, ao menos 1,3 milhão de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram atendidos em 5 mil agências dos Correios em todo o País para tratar de débitos indevidos em seus benefícios. Na última semana, o INSS afirmou que pode começar a ressarcir cerca de 1,5 milhão de aposentados em 24 de julho. A Polícia Federal aponta R$ 6,3 bilhões de fraudes contra os beneficiários nos últimos anos.

A força-tarefa dos Correios para atender os aposentados começou em 30 de maio. Com tratamento prioritário, o grupo pode contestar descontos não autorizados em seu benefício previdenciário; consultar eventuais descontos; acompanhar o andamento da contestação; e tirar dúvidas sobre o tema.

Agência central dos Correios, no Vale do Anhangabaú
Agência central dos Correios, no Vale do Anhangabaú

O governo avalia que os aposentados, na maioria idosos, não poderiam ter como única opção para contestar os descontos usar o aplicativo Meu INSS ou ir a agências da Previdência, que após o escândalo ficaram ainda mais cheias.

Além do atendimento ampliado com os Correios, a intenção é tirar dúvidas dos beneficiários sobre o assunto e auxiliá-los a checar débitos não autorizados nos últimos anos, tarefa que nem sempre é simples.

Para localizar uma agência dos Correios que participa dessa força-tarefa, basta consultar os sites do INSS e dos Correios, além da Central de Atendimento Telefônica 135, do Ministério da Previdência.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *