1 de julho de 2025
Cultura

Fogo Simbólico do 2 de Julho passa por cidades do Recôncavo antes de chegar a Salvador

Texto: Thaís Seixas

Fotos: Divulgação

Por volta das 7h30 desta segunda-feira (30), o Fogo Simbólico do 2 de Julho deixou as cidades de Cachoeira e Mata de São João, cidades históricas nas lutas pela Independência do Brasil na Bahia, que representam as regiões Oeste e Norte do Recôncavo Baiano. Antes de chegar a Pirajá, em Salvador, as duas tochas serão unificadas na cidade de Simões Filho, encontro que acontece nesta terça-feira (1º).

Em Cachoeira, a programação começou com uma missa. Às 7h50, a tocha foi acesa pela prefeita Eliana Gonzaga e conduzida por mestre Zuza, mais conhecido como Trem de Fogo, corredor mais antigo da celebração. Em seguida, teve início a rota com destino a Saubara, Santo Amaro e São Francisco do Conde, onde o fogo passa a noite e, na manhã de terça, segue com destino a Candeias e Simões Filho.

De Mata de São João, a tocha saiu no mesmo horário, com destino à Ponte Velha, limite entre o município e Dias D’Ávila. No local, os prefeitos Bira e Alberto Castro se encontram e passam a tocha um para o outro. Em seguida, a rota segue com destino a Camaçari e Lauro de Freitas. Na terça, sai de Lauro para Simões Filho.

Confira a galeria de fotos da Rota do Fogo Simbólico:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *