Defesa Civil capacita novos voluntários para atuação em áreas de risco em Salvador

Foto: Otávio Santos/Secom PMS
Reportagem: Letícia Silva/Secom PMS
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou, na manhã desta sexta-feira (4), no auditório da instituição, na Avenida Bonocô, mais uma capacitação de voluntários para atuação em situações de emergência. A iniciativa integra o Programa Mobiliza, voltado para a formação de Agentes Voluntários de Proteção e Defesa Civil, reforçando a importância da prevenção e da atuação comunitária em áreas de risco na capital baiana.
Desta vez, 30 novos voluntários participaram da capacitação, que abordou temas como percepção de risco, primeiros socorros, mudanças climáticas e funcionamento da Defesa Civil no município. De janeiro a junho deste ano, a Codesal já formou 654 pessoas como agentes voluntários, e cerca de 900 passaram pela qualificação em 2024.
De acordo com a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Eunice Pereira, a capacitação tem papel fundamental na preparação da comunidade para atuar em situações de desastres e acidentes. “Esses voluntários muitas vezes residem em áreas de risco e são os primeiros a ter acesso às situações emergenciais. Capacitados, eles sabem como agir, para quem ligar e o momento certo de evacuar, quando necessário. Eles se tornam multiplicadores e ajudam a salvar vidas”, explicou.
A programação contou com quatro módulos: introdução institucional, percepção de risco, mudanças climáticas e primeiros socorros. “Perceber os riscos e saber como agir diante deles é essencial para reduzir danos. Além disso, mostramos como o município está preparado para atender emergências, o que traz mais confiança para a população”, completou Eunice.
Ampliar connhecimento – O profissional de saúde Rogério Vieira, de 55 anos, morador de Águas Claras e atuante no Samu há 21 anos, destacou que o curso foi uma oportunidade de ampliar conhecimentos sobre a atuação da Codesal. “Eu fiquei impressionado com o conteúdo aplicado e com a quantidade de trabalho que a Defesa Civil realiza. Pretendo aplicar o que aprendi para ajudar vizinhos e orientar pessoas em áreas de risco. Atuando nas ruas da cidade, vou poder disseminar essas informações no meu dia a dia como cidadão e profissional”, afirmou.
Adailton Dantas, de 41 anos, morador do bairro Granjas Rurais Presidente Vargas e aluno em formação como bombeiro civil, também participou da capacitação e ressaltou a importância do aprendizado para a atuação comunitária. “Gostei muito do curso e do conteúdo apresentado. Mesmo morando em uma área sem risco, sei que poderei orientar moradores de bairros próximos. Achei muito interessante o mapeamento das áreas de risco que a Codesal apresentou, com informações que eu não conhecia, especialmente sobre os locais onde estão instaladas as sirenes”, relatou.
O curso é aberto a qualquer pessoa interessada e acontece toda primeira sexta-feira do mês no auditório da Codesal. As inscrições podem ser feitas pelo site https://codesal.salvador.ba.gov.br/seja-um-voluntario/.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/capacitacao-de-voluntarios-para-atuacao-em-situacoes-de-emergencia/ .