9 de julho de 2025
Cultura

Mulheres Negras são homenageadas em programação de julho; programe-se

Texto: Lucas Rodriguez

Foto: Fabiola Campos

Uma programação intensa será realizada neste mês de julho, em homenagem às mulheres negras, como forma de marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de junho. A agenda acontece em diferentes espaços da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e inclui palestras, oficinas, cursos, festivais e espetáculos. Confira as atividades programadas:

Espaço Cultural Boca de Brasa Centro

Nas sextas-feiras de julho, a partir das 13h30, acontecem de forma gratuita aulas de dança afro para jovens, mulheres negras e pessoas LGBTQIAPN+. O curso tem como propósito potencializar a autoestima e desenvolver a identidade racial e as habilidades corporais a partir da dança afro-brasileira.

Teatro Gregório de Mattos

No sábado (12), às 19h, o espaço será palco do espetáculo “Entre Laços Nagô”, que tem como essência a dança afro-brasileira com protagonismo de mulheres negras.

Já no dia 16, às 15h, será realizada a oficina ‘Arte do Orí’, com a proposta de promover um conhecimento expansivo sobre a arte de saber trançar/arte na cabeça voltada para jovens residentes nas comunidades de Itapagipe, Liberdade e Valéria.

O equipamento cultural também recebe, de 18 a 22 de julho, o “Festival ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras”, que vai fomentar e fortalecer os lugares de fala e de escuta para artistas negras a partir da centralidade em suas histórias.

Entre os dias 25 e 27 de julho, o Teatro será palco do Festival Infanto Juvenil de Artes Integradas para Infâncias Negras, um circuito interativo de multilinguagens que tem o objetivo de pensar e praticar as artes a partir do tema “Infâncias Negras Baianas.” O festival também acontece no Subúrbio 360, no Museu Afro-Brasileiro (Mafro) e na Federação. Confira os dias e locais:

24/07: 9h30 – Subúrbio 360; 17h30 – MAFRO

25/07: A partir das 9h – Teatro Gregório de Mattos

26/07: A partir das 9h – Comunidade da Federação; a partir das 14h – Teatro Gregório de Mattos

27/07: A partir das 9h – Teatro Gregório de Mattos

Café Teatro Nilda Spencer

A pergunta “Quem cuida de quem cuida?” será o tema da palestra que acontece no dia 16 de julho, às 10h. O objetivo é promover uma reflexão profunda sobre o cansaço da mulher negra e o direito ao descanso.

Assim como o Teatro Gregório de Mattos, o Café-Teatro também sedia o “Festival ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras”, entre os dias 21 e 27 de julho.

Espaço Cultural da Barroquinha

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Espaço Cultural da Barroquinha recebe no dia 18, às 9h, o Seminário da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), além disso terá uma exposição de empreendedorismo feminino negro. 

Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá

A Fundação Gregório de Mattos também ultrapassa os limites físicos dos espaços culturais e chega ao Ilê Axé Opô Afonjá no dia 24 de julho, às 15h, com mais uma edição do projeto “Patrimônio é…”. Desta vez, será realizada uma roda de conversa com o tema “Mãe Stella de Oxóssi – Meu Tempo é Agora”, para debater os 100 anos de Mãe Stella e a força das mulheres do Afonjá.

Foto: Reprodução/Redes Sociais/Alma Preta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *