Acervo do Arquivo Público de Salvador foi acessado por quase 300 estudantes e pesquisadores neste ano

Foto: Valter Pontes/ Secom PMS
Texto: Camila Viera/ Secom PMS
Os mais de 5 milhões de documentos e itens que datam do século XVII até os dias atuais, que compõem o acervo do Arquivo Público de Salvador, equipamento gerido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), basearam a pesquisa de quase 300 estudantes e pesquisadores que visitaram o local no primeiro semestre de 2025.
Para acessar os materiais, é necessário agendar a visita pelo site casadashistoriasdesalvador.com.br e preencher o formulário através do link http://bit.ly/3Tv63hd.
Ao preencher o formulário, o solicitante deve indicar o acervo desejado e descrever detalhadamente o tema ou assunto da pesquisa. Após o envio, a equipe técnica analisará a solicitação, que será então encaminhada ao setor responsável para separação e disponibilização do material requerido.
Para informações complementares, também é possível entrar em contato pelo e-mail institucional, arquivopublico@salvador.ba.gov.br ou ainda através do WhatsApp 71 98397-7960.
Vale ressaltar que o acesso ao conteúdo digital do Arquivo também é feito através da visitação presencial. Sendo assim, é necessário seguir o mesmo procedimento de agendamento utilizado para a pesquisa in loco.
O espaço, reaberto pela Prefeitura em dezembro de 2024, funciona na Rua Portugal, nº 2, no bairro do Comércio, e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.
A arquivista e supervisora de atendimento do Arquivo Público de Salvador, Adriana Pacheco, explica que a maioria dos visitantes é de pesquisadores acadêmicos, de diversas áreas do conhecimento, que utiliza o acervo para produção científica.
“Mas atendemos a todos, inclusive o cidadão comum que esteja em busca de documentos para reivindicação de direitos, como processos de dupla nacionalidade. O Arquivo também dá suporte à própria administração pública, que utiliza os documentos para subsidiar decisões técnicas e políticas”, explica.
Fonte de pesquisa – O acervo do Arquivo Público de Salvador é composto por documentos produzidos e acumulados pela administração pública municipal ao longo dos séculos. A publicação mais antiga data de 1624. Todo material está organizado de acordo com o tipo de suporte informacional.
O acervo textual reúne correspondências, documentos sobre tributos, abastecimento e manutenção da cidade, pagamentos de servidores, relatórios de gestão, legislação municipal, projetos de lei, diários oficiais, compra e venda de pessoas escravizadas, certidão de casamento, nascimento e óbito, documento sobre processos eleitorais antigos, entre outros.
Já o acervo bibliográfico é composto por uma hemeroteca com jornais históricos de Salvador e da Bahia, além de livros, periódicos e outras publicações relacionadas à cidade.
Além das publicações escritas, o Arquivo possui também documentos especiais que englobam o acervo iconográficos que guarda fotografias, croquis, negativos, desenhos e outras imagens, os cartográficos que incluem plantas arquitetônicas, projetos urbanísticos, mapas, restituições cartográficas e séries de aerofotogrametria.
O equipamento conta com material audiovisual (filmes em rolos, fitas VHS, CDs e DVDs), além de outros objetos como camisetas, moedas, placas comemorativas, entre outros itens que fazem parte da história da cidade.
“Somos um espaço administrativo de fundamental importância para a preservação da memória, a garantia de direitos e o suporte à gestão pública municipal. Nossa função principal é guardar, preservar e tornar acessíveis os documentos da administração pública da cidade de valor permanente, garantindo o direito de acesso à informação por qualquer cidadão. Com isso, o Arquivo contribui diretamente para o exercício da cidadania, para a preservação da identidade local – coletiva e individual – e para a construção do futuro, a partir do conhecimento e reconhecimento do passado”, considera Adriana Pacheco.