Secretário de Nunes posta ‘Tarcísio 2026’ e provoca irritação de bolsonaristas
O secretário municipal de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando, provocou reações negativas entre bolsonaristas nesta quarta-feira, 9, após publicar no Instagram um post em apoio a uma possível candidatura do governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), à Presidência da República e do prefeito Ricardo Nunes (MDB) ao Palácio dos Bandeirantes nas eleições do ano que vem.
“Para o Brasil voltar a dar certo e São Paulo seguir crescendo, o caminho é Tarcísio de Freitas presidente e Ricardo Nunes governador”, escreveu Morando. Alguns minutos após a publicação, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já criticavam o secretário de Nunes nas redes sociais. Um interlocutor próximo de Bolsonaro classificou a publicação como uma “traição” ao campo da direita.
Indicado por Bolsonaro, o vice-prefeito Ricardo Mello Araújo (PL) ironizou a publicação e afirmou que o secretário já tenta se lançar como vice de Nunes numa eventual chapa ao governo do Estado. “Meu compromisso junto com o Ricardo (Nunes) é servir a cidade de São Paulo por quatro anos, não estou sabendo disso (da suposta candidatura ao Palácio dos Bandeirantes)”, escreveu no X.
Um aliado do ex-presidente relatou ao Estadão que, após a publicação, Nunes atuou nos bastidores para conter o desgaste, afirmando que não teve qualquer envolvimento com a postagem. Segundo esse interlocutor, tanto Jair Bolsonaro quanto o governador Tarcísio de Freitas reagiram mal à manifestação do secretário. Nunes, inclusive, teria sido pressionado a pedir que Morando fizesse uma retratação pública.

O Estadão procurou Nunes, por meio de sua assessoria de comunicação, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Ex-chefe da Secretaria de Comunicação Social no governo Jair Bolsonaro, Fabio Wajngarten foi um dos primeiros bolsonaristas a reagir à publicação. Nas redes sociais, afirmou que estão articulando uma candidatura presidencial às escondidas, apesar de Tarcísio já ter declarado que disputará a reeleição ao governo de São Paulo. “O presidente (Jair Bolsonaro) está fora da eleição? Eduardo (Bolsonaro) também?”
Eu nem sei por onde começar…
De todo modo, falta conversar com quem tem os votos.
A pergunta que não quer calar:
O Presidente está fora da eleição?
Eduardo também?
Estão articulando uma candidatura Presidencial nas costas do Governador mesmo com ele dizendo que irá para a… pic.twitter.com/3UgRwA4UFU— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) July 9, 2025
Os deputados estaduais Gil Diniz (PL) e Lucas Bove (PL) também criticaram o secretário municipal nas redes sociais.
Ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Morando foi nomeado por Nunes para o primeiro escalão da administração municipal, ao lado de outros três ex-prefeitos: Rogério Lins (Osasco), Luiz Fernando Machado (Jundiaí) e Rodrigo Ashiuchi (Suzano).
A decisão de reunir antigos mandatários no Edifício Matarazzo foi interpretada como um movimento de Nunes para se fortalecer politicamente e preparar o terreno para uma eventual candidatura ao Palácio dos Bandeirantes.