13 de julho de 2025
Politica

‘Bolsonaro precisa assumir responsabilidade’, diz Lula sobre tarifaço

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) responsabilizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), pela sobretaxa de 50% imposta aos produtos brasileiros pelo presidente Donald Trump, dos Estados Unidos. A declaração de Lula foi dada nesta quinta-feira, 10, em entrevista à TV Record.

“O ex-presidente da República (Jair Bolsonaro) deveria assumir a responsabilidade, porque ele está concordando com a taxação Trump ao Brasil. Aliás, foi o filho dele (Eduardo Bolsonaro) que foi lá fazer a cabeça do Trump, que começa uma carta tentando fazer um julgamento de um processo que está na mão da Suprema Corte, um processo que não tem julgamento político”, declarou Lula em entrevista à Record.

Lula criticou o ex-presidente, Jair Bolsonaro, o líder dos EUA, Donald Trump e cobrou responsabilização de Eduardo Bolsonaro.
Lula criticou o ex-presidente, Jair Bolsonaro, o líder dos EUA, Donald Trump e cobrou responsabilização de Eduardo Bolsonaro.

Durante a entrevista, o presidente exigiu respeito à Justiça nacional. Lula ressalta que os pedidos de Eduardo Bolsonaro de interferências e sanções ao Supremo Tribunal Federal (STF), tentando conseguir anistia para seu pai no caso da tentativa de golpe de Estado, é um ataque à soberania do País.

“Se o que o Trump fez no Capitólio ele tivesse feito no Brasil, ele estaria sendo processado, como o Bolsonaro, e com risco de ser preso”, declarou o petista.

O presidente conta ainda que pensou que carta de Trump que comunicou a taxação fosse falsa, uma vez que o documento foi enviado via a rede social que pertence ao político.

O texto, redigido pelo líder americano, cita as decisões judiciais brasileiras que pedem remoção de conteúdo de plataformas americanas e as classifica como “ordens de censura secretas e ilegais. Sobre ao tema, Lula disse que “no Brasil, quem estabelece as regras é o Congresso Nacional e o Poder Judiciário… Ele (Donald Trump) não pode ficar dizendo que o Brasil não pode fazer nada com as empresas que não respeitam a legislação”.

A entrevista termina com o presidente relatando medidas que poderiam ser tomadas contra a sobretaxa. De acordo com Lula, seria possível recorrer à OMC (Organização Mundial do Comércio), reunir um grupo de países sobretaxados e abrir um processo contra os EUA por meio da agência ou procurar outros parceiros comerciais que comprem produtos brasileiros.

“Não tenha dúvida, Primeiro tentaremos negociar, mas se não tiver negociação a Lei da Reciprocidade será colocada em prática. Se ele vai cobrar 50% de nós, a gente vai cobrar 50% dele”, resume o petista, citando a taxação dos produtos americanos como última alternativa.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *