15 de julho de 2025
Cultura

Grupo X de Improvisação em Dança apresenta espetáculo ‘Encontra Tempo’ em Salvador

Texto: Divulgação

Foto: Aldren Lincoln | Divulgação

O Grupo X de Improvisação em Dança, projeto vinculado à Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresenta nos dias 17 e 18 de julho, às 19 horas, o espetáculo “Encontra Tempo”, no Museu de Arte da Bahia. O trabalho, contemplado pelo Edital Territórios Criativos – Ano II da Fundação Gregório de Mattos, marca o retorno do grupo às atividades presenciais após o período de restrições decorrente da pandemia.

O espetáculo propõe uma reflexão sobre a percepção do tempo, enfatizando o ritmo lento da presença e da escuta. “Encontra Tempo” configura-se como um rito de reencontro entre corpos e afetos, utilizando a dança para explorar diferentes temporalidades. A performance mistura improvisação, objetos cênicos e memórias, promovendo uma experiência sensorial e coletiva que se desenvolve sem uma lógica linear, incorporando camadas poéticas e simbólicas.

O elenco é composto pelos intérpretes-criadores Edu O., Natalia Rocha, Thiago Cohen, Aldren Lincoln, Lua Candeia e Camila Nantes, junto com os artistas intercambistas da companhia francesa Artmacadam, Jeanne Anna Simone e Wilfrid Jaubert. A direção do Grupo X está a cargo de Edu O. e Fafá Daltro.

A obra incorpora recursos de acessibilidade, com a participação do intérprete de Libras-performer Vinicius Haastari, que utiliza a linguagem de sinais em movimento para ampliar o significado da cena. A audiodescrição, desenvolvida por Adriana Urpia e Natalia Rocha, com colaboração de Edu O., é tratada como elemento dramatúrgico que cria uma camada estética e política, ampliando a experiência para diferentes públicos.

“Encontra Tempo” também resulta do projeto de intercâmbio artístico Euphorico, em parceria com a companhia francesa Artmacadam e pesquisadores argentinos em residência na UFBA, consolidando um diálogo internacional que valoriza a improvisação e a acessibilidade como ferramentas de criação coletiva e resistência.

O projeto foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.

Grupo X

O Grupo X, fundado em 1998 por Fátima Daltro e David Iannitelli, é referência nacional na pesquisa de dança inclusiva e improvisação. O grupo integra artistas com deficiência em seu núcleo artístico e administrativo, destacando-se pela investigação do uso das tecnologias assistivas, como a audiodescrição, incorporadas às práticas cênicas desde 2008.

Com 27 anos de atuação, o Grupo X promove a diversidade corporal e a crítica cultural anticapacitista, contribuindo para a ampliação dos conceitos de dança e inclusão no cenário cultural brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *