18 de julho de 2025
Politica

Bolsonaro diz que Lula ‘provoca’ Trump a taxar o Brasil: ‘Chega a dizer que vai levar jabuticaba’

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) culpou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela taxação em 50% dos produtos brasileiros pelos Estados Unidos. Segundo Bolsonaro, Lula “provoca o tempo todo” o presidente norte-americano, Donald Trump.

“Se eu fosse presidente da República, o acordo com os Estados Unidos já teria sido feito aos moldes da Argentina, em que 80% dos produtos não são taxados. E por que aqui está sendo taxado em 50%? Porque ele (Lula) provoca o tempo todo”, disse o ex-presidente.

Em entrevista ao Poder360 nesta terça-feira, 15, o réu por golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF) disse que Lula até “chega à infantilidade de dizer que vai levar jabuticaba para Trump comer”.

Jair Bolsonaro em depoimento no STF em junho
Jair Bolsonaro em depoimento no STF em junho

Neste domingo, 13, Lula ironizou o presidente americano em um vídeo postado em suas redes sociais, comendo jabuticaba e afirmando que quem come a fruta não fica de “mau-humor” e “não precisa de briga tarifária”.

A guerra tarifária começou com Trump aplicando as taxas ao Brasil e afirmando que Bolsonaro está sendo alvo de “caça às bruxas”. Nesta terça-feira, o republicano voltou a defender o ex-presidente, afirmando que ele é um “homem bom”, que “lutou muito pelo Brasil”. Os bolsonaristas tentam pressionar os Poderes brasileiros a anistiar o ex-presidente.

Nesta segunda-feira, 14, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu a condenação do ex-presidente e de sete aliados que integram o “núcleo crucial” do plano de golpe de Estado.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro liderou as articulações golpistas e a ruptura democrática só não se concretizou por “fidelidade” do Exército e da Força Aérea Brasileira.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *