17 de julho de 2025
Politica

Ciro Nogueira diz que Eduardo Bolsonaro ‘está errando’ em atacar Tarcísio por tarifaço de Trump

O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), criticou os ataques do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Para o parlamentar, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está no direito de fazer críticas, mas “está errando” no seu posicionamento.

“É um direito dele (fazer críticas), mas é um erro. Eu divirjo completamente (de Eduardo). Nenhum brasileiro pode aplaudir aumento de tarifa contra o nosso país”, disse Ciro Nogueira em entrevista ao UOL nesta quarta-feira, 16.

Senador Ciro Nogueira (PP-PI)
Senador Ciro Nogueira (PP-PI)

O anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a imposição de tarifas de 50% aos produtos brasileiros acirrou a disputa que ocorre nos bastidores entre Eduardo Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. Eles discordam sobre a estratégia política que deve ser adotada pelo grupo político bolsonarista.

Eduardo busca responsabilizar o Supremo Tribunal Federal (STF) e utilizar o tarifaço para pressionar o governo a anistiar seu pai, acusado de articular a trama golpista para mantê-lo no poder após as eleições de 2022.

Em paralelo, Tarcísio tenta negociar com empresários e membros do governo norte-americano para conter os impactos da medida. Para o deputado licenciado, essa estratégia esvazia o plano de conseguir anistia para Jair Bolsonaro e condenados nos ataques do 8 de Janeiro.

No entendimento de Ciro Nogueira, o governador de São Paulo está correto em tentar negociar as medidas impostas pelos norte-americanos. “O governador jamais pode ser favorável a uma sobretaxa que vai prejudicar muito a indústria do Estado dele”, disse o presidente do PP.

Ciro Nogueira disse também que a “opinião pública” e as “pessoas com mais maturidade” não apoiam a tarifa, em oposição ao posicionamento de Eduardo.

Bolsonaro diz que Eduardo não é ‘tão maduro’

Nesta terça-feira, 15, o ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que “pacificou” a relação entre Eduardo e Tarcísio após o conflito nos bastidores.

“Apesar de ele ter feito 40 anos de idade agora, ele não é tão maduro, vamos assim dizer, talhado para a política. Ele está bem, acerta 90% das vezes”, disse Bolsonaro sobre o filho durante entrevista ao Poder360.

Sobre Tarcísio, Bolsonaro disse que “é obrigação dele defender seu Estado”, e que situação “estava saindo do controle”.

“Hoje foi colocada uma pedra em cima: conversei com Eduardo e conversei com Tarcísio. Está tudo pacificado, Tarcísio continua sendo meu irmão mais novo, e vamos em frente, não podemos dividir”, disse o ex-presidente, afirmando que se houver críticas serão repassadas em particular.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *