Lula grava pronunciamento sobre taxação de Trump
BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está gravando nesta quarta-feira, 16, um pronunciamento à Nação para informar as providências tomadas pelo governo em relação ao tarifaço de 50% imposto ao Brasil pelo presidente dos EUA, Donald Trump. O pronunciamento deve ir ao ar até sexta-feira em rede nacional de rádio e TV.

Lula reuniu alguns ministros no Palácio da Alvorada para acompanhar a gravação.
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 16, mostra que a desaprovação do presidente recuou de 57% para 53%, enquanto a aprovação variou de 40% para 43%. Segundo o instituto, o confronto com o presidente americano Donald Trump por conta do tarifaço fez com que o petista recuperasse terreno fora das bases de apoio tradicionais.
Trump anunciou a taxação de produtos brasileiros e atribuiu a medida, em parte, à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e de uma suposta “caças às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula rebateu publicamente os termos utilizados por Trump e considerou que o presidente dos EUA faz intromissão indevida em assuntos do Brasil.