Operação Overclean: PF faz buscas em 18 endereços e mira Elmar Nascimento por desvio de emendas
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, 17, a 5ª fase da Operação Overclean para desarticular suposto esquema de desvio milionário de emendas parlamentares e fraudes licitatórias. Após decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, os investigadores fizeram apreensões em bairros de Salvador e no reduto eleitoral do deputado Elmar Nascimento (UNIÃO-BA), Campo Formoso.
Ao todo, a ação conjunta entre a PF, a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita realizou 18 mandados de busca e apreensão nas cidades de de Salvador (BA), Campo Formoso(BA), Senhor do Bonfim (BA), Petrolina (PE), Mata de São João (BA) e Brasília (DF).

Por decisão do ministro Nunes Marques, um servidor público foi afastado cautelarmente das funções públicas, e R$ 85,7 milhões foram bloqueados em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas.
Mais de 100 empresários, políticos e servidores públicos estão na mira da Polícia Federal (PF) por suspeita de envolvimento no esquema de desvios de emendas investigado na Operação Overclean.
ALVOS DA OPERAÇÃO:
1. Elmo Aluizio Vieira Nascimento
Cargo: Prefeito de Campo Formoso (Irmão do Deputado Federal Elmar Nascimento)
* Medida: Busca e apreensão
* Locais: Salvador, Campo Formoso e Petrolina
2. Marcelo Andrade Moreira Pinto
Cargo: Ex-presidente da CODEVASF
Medidas: Busca e apreensão; ordem de afastamento do cargo (não será executada, pois foi exonerado em 18/06/2025)
Locais: Salvador e Brasília
3. Francisco Manoel do Nascimento Neto
Cargo: Vereador em Campo Formoso; primo de Elmo e Elmar
Medida: Busca e apreensão
Locais: Salvador e Campo Formoso
4. Amaury Albuquerque Nascimento
Cargo: Ex-assessor do Deputado Federal Elmar Nascimento
Medida: Busca e apreensão
Locais: Salvador e Mata de São João
5. Márcio Freitas dos Santos
Cargo: Pregoeiro do Município de Campo Formoso
Medida: Busca e apreensão
Local: Campo Formoso
6. Evandro Baldino do Nascimento
Ocupação: Empresário baiano do setor da construção civil e consultoria
Medida: Busca e apreensão
Local: Salvador
7. Domingos Sávio Lima Nascimento
Ocupação: Empresário baiano do setor da construção civil
Medida: Busca e apreensão
Local: Juazeiro
Dezenas de codinomes mencionados em planilhas apreendidas nas primeiras fases da investigação, deflagradas em dezembro de 2024, estão sendo gradativamente decifrados.
A informação consta de relatório parcial da investigação enviado ao ministro Kassio Nunes Marques, que assumiu a relatoria do inquérito em janeiro, quando o caso foi remetido ao Supremo Tribunal Federal (STF) após mensagens mencionarem o deputado federal Elmar Nascimento (União-BA). O STF detém competência para investigar parlamentares. Elmar Nascimento nega ligação com irregularidades.
ASSESESSOR DE ELMAR EM ‘PLANILHA DE PROPINA’
O assessor Amaury Albuquerque Nascimento foi desligado do gabinete do deputado Elmar Nascimento (União-BA) após ter sido citado na Operação Overclean. Ele exerceu o cargo de secretário parlamentar no gabinete entre 8 maio de 2024 e 2 de fevereiro de 2025.
O nome do assessor consta em uma planilha que, segundo a Polícia Federal, era usada por empresários para o “controle de pagamento por vantagens indevidas”. O arquivo seria uma espécie de contabilidade das propinas do suposto esquema de desvio de emendas parlamentares. O documento foi apreendido na primeira fase da Operação Overclean, deflagrada em dezembro de 2024.
Amaury nega que o pedido de exoneração tenha relação com a Operação Overclean. “Até porque nunca foi intimado para prestar nenhum esclarecimento. Não tenho ciência formal de nada que me vincule a esta investigação”, afirmou.