Projeto seleciona mulheres de Salvador em situação de vulnerabilidade para formação em tecnologia e inovação

Um projeto voltado exclusivamente para mulheres de Salvador está com inscrições abertas até o próximo dia 31. O Tech Delas é uma iniciativa que vai capacitar gratuitamente, durante os meses de agosto a dezembro deste ano, 20 mulheres em situação de vulnerabilidade social nas áreas de tecnologia e inovação, promovendo empregabilidade, autonomia e inclusão digital.
As interessadas devem ter entre 18 e 40 anos, residir na capital baiana e estar em situação de vulnerabilidade. A inscrição é feita por meio de formulário on-line, que pode ser preenchido em cerca de dez minutos. A ficha e o edital com todas as informações estão disponíveis no site https://favela.org.br/download/fa-vela-edital-tech-delas-2025/#. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail projetos@favela.org.br ou pelo telefone e WhatsApp (31) 98483-8261.
Desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Salvador e a ONG FA.VELA, com apoio da Faculdade Anhanguera e do Governo Britânico via UK Brazil Tech Hub, o programa oferece jornada formativa na área. As participantes terão acesso a aulas e mentorias voltadas para o desenvolvimento de habilidades digitais, cidadania digital, plano de carreira e competências para o ambiente corporativo.
A jornada formativa está dividida em três trilhas, sendo uma delas “Inclusão e Cidadania Digital”, que fará uma introdução a ferramentas como Google Suite, e-mails, planilhas, apresentações e uso de serviços digitais. A segunda trilha, “Empregabilidade”, vai mostrar como buscar vagas, criar perfis profissionais, fazer networking e se comunicar em ambientes corporativos. Por fim, a trilha “Plano de Carreira” trará uma apresentação ao mercado de trabalho e tecnologias em Salvador, com apoio a elaboração do plano de ação para desenvolvimento pessoal e profissional.
Além disso, o projeto garante apoio psicossocial, bolsa mensal de R$300 durante o período e suporte especializado para mães com dificuldade de acesso à rede de apoio. A formação contará com atividades individuais e em grupo, e encontros presenciais duas vezes na semana na sede da Faculdade Anhanguera – Polo Iguatemi, na Avenida Santiago de Compostela, 216, Brotas. A aula inaugural está marcada para o dia 13 de agosto, às 14h30, e o encerramento do ciclo formativo ocorrerá no dia 3 de dezembro, também às 14h30.
“O Tech Delas surge de um anseio de mulheres que querem ter novas oportunidades no mercado de trabalho e inclusão socioeconômica, por meio de uma formação especializada para jovens entre 18 e 40 anos, em situação de vulnerabilidade. Nosso público prioritário são mulheres negras que vivem nos territórios, com encontros periódicos e estrutura de apoio às mães”, explica a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo.