Somente um deputado do Amazonas votou contra o projeto do novo licenciamento ambiental; saiba quem
A bancada da Amazônia Legal na Câmara apoiou em peso o projeto de lei do novo licenciamento ambiental duramente criticado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Dos deputados de Estados que integram região presentes no plenário na madrugada desta quinta-feira, 17, 82% votaram a favor do texto.
Do Estado do Amazonas, apenas Amom Mandel (Cidadania) rejeitou a proposta. “Suspender licenças ambientais e enfraquecer os órgãos que deveriam proteger a floresta é caminhar rumo ao desastre. Vender isso como progresso é, no mínimo, má-fé com a população”, criticou Mandel.
O deputado declarou que foi contra o argumento de seus colegas de que o projeto seria um avanço para a pavimentação da BR-319, que liga o Amazonas ao restante do País.
Além do Amazonas, integram a região: Acre, Amapá, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. Dos 72 parlamentares desses Estados que votaram no projeto, 59 apoiaram a proposta amplamente defendida pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).
Em entrevista ao Estadão, Marina disse que o projeto é “extremamente duvidoso” e traz “imensa insegurança jurídica”. “Os defensores do PL do Licenciamento Ambiental alegam que ele trará modernização e redução da burocracia, mas ocorrerá exatamente o contrário”, afirmou a ministra.
