21 de julho de 2025
Politica

Internautas criam memes da busca da PF na casa de Bolsonaro; veja

As medidas restritivas impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi alvo de mandado da Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira, 18, são o tema de uma enxurrada de memes nas redes sociais.

Internautas usaram montagens e imagens feitas a partir de Inteligência Artificial para debocharem e até comemorarem a ação autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra o ex-presidente.

A PF apontou que Bolsonaro tem atuado para dificultar o julgamento da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, e disse que as ações poderiam caracterizar crimes de coação no curso do processo, obstrução de justiça e ataque à soberania nacional. A defesa do ex-chefe do Executivo disse que recebeu a notícia da ação com “surpresa e indignação”. Bolsonaro disse que medidas restritivas tem objetivo de “suprema humilhação”.

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) publicou uma imagem representando um homem deitado em um leito de hospital, ironizando suposta coincidência entre medidas da Justiça contra Bolsonaro e de seus problemas de saúde.

No meme, o ex-presidente chama um dos filhos filho, vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), e pede para “Carluxo pegar a cloroquina” porque “o pai não ‘taokei’”, em referência ao remédio que o ex-presidente recomendava que a população usasse durante a pandemia de covid-19, mesmo sem nenhuma evidência científica, e o jargão “tá ok?”, repetido por Bolsonaro.

Uma série de memes mostram pessoas, gravadas em contextos passados diferentes, comemorando. Com um vídeo de um grupo de amigos brindando, um usuário do X (antigo Twitter) escreveu: “Nem ia beber hoje, mas Bolsonaro tá usando tornozeleira eletrônica”.

A frase “tá chegando a hora” ficou entre os assuntos mais comentados da rede social, em referência à possível prisão do ex-presidente.

Em outro vídeo, um homem acende um foguete e grita: “Eu fico muito triste com uma notícia dessas”. Na legenda, o internauta escreve “estou de pijama na escola e o Bolsonaro colocando tornozeleira que dia lindo”.

O ministro Moraes também é retratado em uma série das publicações humorísticas. Em uma imagem gerada por IA, Moraes tem sua cabeça beijada por Jesus Cristo. Em outra, o magistrado levita com a toga aberta como se fosse um mago.

Usuários das redes também relembraram do jargão “grande dia”, com um emoji de “joinha”, em referência a uma publicação de Bolsonaro feita quando o ex-deputado federal do PSOL Jean Wyllys anunciou que estava deixando o País, em janeiro de 2019.

Outro usuário gravou uma música em “homenagem” às ações contra o ex-presidente, com o refrão “o Bolsonaro vai ser preso, oh ié”.

Levantamento feito pela empresa de pesquisa e inteligência de dados Nexus, mostra que oito das dez primeiras colocações dos assuntos mais comentados no X às 10h da manhã eram sobre a ação autorizada por Moraes contra Bolsonaro.

A análise contou com 210 mil publicações, feita por cerca de 68 mil usuários únicos. Ao todo, já foram mais de 825 mil curtidas nos posts analisados pelo levantamento, que bateram 21 milhões de vezes exibidos nas telas.

Veja alguns dos tópicos mais mencionados pelos internautas sobre a ação da PF:

  • GRANDE DIA – 1º lugar, 44 mil menções
  • Jair Bolsonaro – 2º lugar, 126 mil menções
  • Polícia Federal – 3º lugar, 40 mil menções
  • TOC TOC TOC – 5º lugar, 17,5 mil menções
  • Xandão – 10º lugar, 37,8 mil menções
  • Perseguição – 12º lugar, 31,4 mil menções
  • Ditadura – 13º lugar, 40 mil menções

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *