18 de julho de 2025
Politica

Partido de Bolsonaro, PL repudia operação e chama medida contra ex-presidente de ‘desproporcional’

O Partido Liberal (PL) publicou nota se manifestando sobre as medidas restritivas impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi alvo de mandado da Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira, 18.

Em nota assinada pelo presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, o partido de Bolsonaro diz ver “estranheza” na ação da PF, e questiona sobre o que justifica a busca na residência do ex-presidente, uma vez que ele “sempre esteve à disposição das autoridades“.

Jair Bolsonaro ao lado de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, em março
Jair Bolsonaro ao lado de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, em março

“O PL considera a medida determinada pelo Supremo Tribunal Federal desproporcional, sobretudo pela ausência de qualquer resistência ou negativa por parte do presidente Bolsonaro em colaborar com todos os órgãos de investigação“, diz trecho da nota.

Após colocar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente seguiu para a sede do partido, em Brasília.

A PF apontou que Bolsonaro tem atuado para dificultar o julgamento da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, e disse que as ações poderiam caracterizar crimes de coação no curso do processo, obstrução de justiça e ataque à soberania nacional.

Os mandados da PF foram cumpridos na casa do ex-presidente e em endereços ligados ao PL, em Brasília.

A defesa de Bolsonaro disse ter recebido a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de impor medidas restritivas ao ex-chefe do Executivo com “surpresa e indignação”, e que se manifestará após conhecer a decisão judicial.

Leia a nota do PL na íntegra

O Partido Liberal manifesta estranheza e repúdio diante da ação da Polícia Federal realizada nesta sexta-feira (18), que incluiu mandados de busca na residência do presidente Jair Bolsonaro e na sala que ocupa na sede nacional do partido.

Se o presidente Bolsonaro sempre esteve à disposição das autoridades, o que justifica uma atitude dessa?

O PL considera a medida determinada pelo Supremo Tribunal Federal desproporcional, sobretudo pela ausência de qualquer resistência ou negativa por parte do presidente Bolsonaro em colaborar com todos os órgãos de investigação.

Reafirmamos nossa confiança no presidente Jair Bolsonaro, seu compromisso com o Estado Democrático de Direito e com a verdade.

Valdemar Costa Neto

Presidente Nacional do Partido Liberal

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *