Prefeitura de Salvador promove feira de empregabilidade exclusiva para PCDs

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Nilson Marinho/Secom PMS
A Prefeitura de Salvador promoveu, nesta sexta-feira (18), uma feira de empregabilidade com 250 vagas voltadas exclusivamente para pessoas com deficiência (PCDs). O evento foi realizado na Faculdade Anhanguera, no Parque Bela Vista, em Brotas.
A iniciativa reuniu cerca de 18 empresas e instituições parceiras, entre elas Ferreira Costa, Atakarejo, Drogaria São Paulo, Rede Mix e Rede Cidadã, que disponibilizaram as vagas, com destaque para posições de jovem aprendiz voltadas a pessoas com deficiência com mais de 50 anos. Além disso, o Sistema Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) ofereceu consultorias para currículos e orientações sobre processos seletivos.
A feira é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), através da Diretoria da Pessoa com Deficiência (DPCD), e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec). “Aqui é uma feira de empregabilidade exclusiva para pessoas com deficiência. Nós temos mais de 250 vagas, desde jovem aprendiz até pessoas com mais de 50 anos. E também a Semdec trouxe 160 vagas de cursos profissionalizantes e capacitantes para todas as pessoas, familiares de pessoas com deficiência, pessoas idosas e pessoas jovens.”, explicou a diretora da DPCD/Sempre, Daiane Pina.
A programação também incluiu palestras, como a da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) sobre dignidade menstrual, apresentação da banda da Guarda Civil Municipal (GCM) e um momento de acolhimento promovido pelo grupo Mães Atípicas, responsável pelos lanches servidos durante o evento. Serviços de saúde como aferição de pressão, glicemia e testagem rápida também estiveram disponíveis gratuitamente.
A diretora da Anhanguera – Polo Iguatemi, Cleise Soares, comentou que a universidade tem estrutura física, espaço e vontade de contribuir com ações da Prefeitura como a feira de empregabilidade desta sexta. Ela diz ainda que junto com a gestão municipal, é possível gerar ações de impacto para a sociedade. “A missão é de conexão, a tarefa é de responsabilidade social e a alegria é ver isso acontecendo”, disse Cleise.
Acesso ao mercado de trabalho – Para Everaldo Neris, presidente da Associação Baiana de Cegos e vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, o diferencial da feira foi justamente abrir espaço para jovens PCDs. “É a primeira vez que vejo uma ação voltada para esse público. Isso garante autonomia e abre portas para uma trajetória no mercado de trabalho. Isso é importante porque os jovens começam a se inserir no mercado de trabalho, e isso dá a eles autonomia, independência e, com certeza, a chance de continuar trilhando no âmbito profissional, seja na mesma empresa em que conseguiu a vaga, seja em outra, com a experiência adquirida”, afirmou.
A coordenadora de qualificação da Semdec, Sinara Batista, afirmou que o evento é um passo importante rumo à inclusão. Na avaliação dela, o público-alvo do evento ainda enfrenta barreiras para conseguir um emprego. “A gente acredita que precisa proporcionar a esse público a inserção no mercado de trabalho, pois possui mais dificuldade de colocação. E essas feiras são uma oportunidade para que essas pessoas entrem no mercado e se desenvolvam profissionalmente”, ressaltou.
A expectativa, segundo a gerente de qualificação, é de que novas edições da feira sejam realizadas ainda este ano, de acordo com a demanda e o engajamento do público. “Essa é a primeira feira, talvez de muitas, a serem realizadas anualmente ou até mais de uma vez por ano, dependendo da demanda. É só o começo”, concluiu.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/feira-de-empregabilidade-para-pessoas-com-deficiencia-pcds/ .