23 de julho de 2025
Salvador

Empresas e entidades já podem se inscrever para receber o Selo Pacto Pela Mulher

Foto: Lucas Moura / Secom PMS

Empresas, associações, entidades e profissionais autônomos já podem fazer a inscrição para receber o Selo Pacto Pela Mulher. A honraria é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), e reconhece os esforços desenvolvidos pelas instituições e personalidades na promoção da equidade de gênero e na inclusão de mulheres vítimas de violência no ambiente de trabalho.

Na prática, o selo, criado pelo Decreto Municipal nº 36.121/2022, busca valorizar as empresas que adotam ações de igualdade e acolhimento, combatendo a discriminação e o assédio. A secretária Fernanda Lordelo explicou que podem participar empresas públicas ou privadas, associações civis, coletivos e profissionais liberais.

“A proposta é que todas essas empresas tenham um olhar de gênero, uma preocupação com as questões relacionadas com esse tema. O selo tem categorias que são de Reconhecimento, Compromisso e Excelência, cada uma com suas especificidades, e o edital regula todas essas métricas. Nosso objetivo maior é potencializar e fortalecer as políticas de gênero dentro das organizações”, afirmou.

Entre os documentos exigidos, os interessados precisam comprovar também o envolvimento com a causa. Eles deverão encaminhar a documentação exclusivamente no endereço: dpmacoes.spmj@salvador.ba.gov.br, das 8h às 17h, em dias úteis. O edital foi publicado na edição de 11 de julho do Diário Oficial, e dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com a SPMJ.

A avaliação e o acompanhamento das propostas de Compromisso e de Excelência serão realizados pelo Comitê Gestor do Selo Pacto Pela Mulher. Ele é formado por representantes do Poder Público, profissionais e entidades com notório conhecimento nas áreas de equidade de gênero, responsabilidade social e gestão de pessoas.

O Selo Pacto Pela Mulher terá validade de 2 anos, contados a partir da assinatura do Termo de Credenciamento e Outorga. A honraria pode ser renovada, para isso o Comitê Gestor realizará avaliação técnica das ações executadas e dos resultados alcançados, podendo aprovar ou não a renovação do selo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *