25 de julho de 2025
Salvador

Saúde apresenta plano de implantação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família de Salvador

Foto e texto: Ascom/SMS

A Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador realizou, nesta terça-feira (22), a apresentação do plano de implantação do novo Programa de Residência previsto para o primeiro trimestre de 2026. O encontro aconteceu na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS) e teve como objetivo detalhar a proposta pedagógica do curso, que visa formar profissionais com excelência no Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na Atenção Primária à Saúde (APS) e ênfase na Saúde da Família.

O programa tem como base cinco fundamentos orientadores: abordagem interseccional, abordagem antirracista, educação permanente em saúde, educação interprofissional e educação popular em saúde com uso da andragogia (aprendizagem voltada para adultos). A proposta é preparar profissionais comprometidos com os princípios do SUS, entendendo que o cuidado à saúde vai além do atendimento médico e está profundamente relacionado às condições sociais da população, melhorando assim o atendimento ao público.

Participam da residência profissionais das áreas de enfermagem, odontologia, psicologia e saúde coletiva. A formação combina atividades teóricas e práticas, permitindo que os residentes se tornem agentes transformadores do cotidiano das unidades de saúde, propondo soluções mais eficazes, pautadas na equidade, no diálogo com o território e na promoção da justiça social. Além disso, o programa estimula o protagonismo da população na construção de políticas públicas em saúde.

“O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família vai contribuir para a qualificação do cuidado da população por meio de uma formação interprofissional, pautada nos princípios da Política Nacional de Atenção Básica e na Política Nacional de Educação Permanente. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador amplia seu investimento na formação por meio da modalidade de Residência em Saúde, o que favorece o fortalecimento do SUS Municipal”, declara a coordenadora da Residência Multiprofissional de Saúde da Família da ESPS, Gleide Carneiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *