29 de julho de 2025
Politica

‘Bolsonaro não merece o sacrifício do povo brasileiro’, diz Lula sobre o tarifaço de Trump

BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira, 28, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “não merece o sacrifício do povo brasileiro. A declaração ocorreu na inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).

Lula se refere à tarifa de 50% que será aplicada pelo governo Donald Trump aos produtos brasileiros. A medida deve entrar em vigor na sexta-feira, 1º de agosto.

Lula, presidente da República, e, ao fundo, o vice Geraldo Alckmin
Lula, presidente da República, e, ao fundo, o vice Geraldo Alckmin

No discurso, o presidente afirmou ainda que o Brasil viveu, durante a gestão de seu antecessor, Jair Bolsonaro, um “período de obscurantismo” e que “ninguém queria receber o presidente do Brasil” naquele período.

“Vivemos um período de obscurantismo em que ninguém queria receber o presidente do Brasil e que ninguém queria vir visitar o presidente do Brasil. Saímos do Brasil mais alegre do mundo e o País com mais esperança do mundo, e de repente o País caiu na escuridão”, disse.

Lula costuma falar da gestão Bolsonaro como um período de isolamento em relação aos demais países. Durante o governo passado, o Brasil teve alguns momentos de tensão principalmente com o governo chinês, mas também com a França, por exemplo.

Neste momento, porém, a dificuldade de obter aproximação com um aliado estratégico ocorre no governo Lula. O Brasil tem enfrentado dificuldade de negociação com os Estados Unidos por causa da sobretaxa sobre produtos importados do Brasil.

Autoridades brasileiras tentam negociar com o governo dos Estados Unidos desde maio para rever uma alíquota menor que já havia sido anunciada por Trump, mas não obtiveram respostas até o momento.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *