29 de julho de 2025
Salvador

Motociclistas ganham capacetes novos em ação da Transalvador

Uma ação educativa da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) abordou cerca de 200 motociclistas na última sexta-feira (25) na Av. Jequitaia, na Calçada. Dez motociclistas puderam trocar os capacetes em mau estado de conservação e fora dos padrões regulamentares por novos e conforme a legislação. Durante a ação foram distribuídos, ainda, brindes e materiais educativos para os condutores.

A iniciativa, em parceria com a Ares Motos Honda, foi em alusão do Dia do Motociclista, celebrado no domingo (27). As abordagens educativas são uma das ações que integram o programa Vivo na Moto, mantido pela autarquia municipal de trânsito.

“Estamos percebendo em grandes cidades brasileiras a alta de sinistros envolvendo motos. Nossas ações educativas visam conscientizar os motociclistas sobre a importância das ações de práticas responsáveis no trânsito para que possamos barrar esse aumento de ocorrências indesejadas”, explica Diego Brito, superintendente de trânsito de Salvador.

Durante a ação, os agentes e técnicos da Gerência de Educação para o Trânsito da Transalvador alertaram sobre os riscos de conduzir motocicleta sem os equipamentos obrigatórios. Foi informado a eles que Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem vestuário aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é uma infração de natureza gravíssima, o proprietário está sujeito a 7 pontos na CNH e a uma multa no valor de R$ 293,47, conforme determina o art. 244, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Nossa ação faz parte de um esforço maior para tornar o trânsito mais seguro para todos, além de alertar motociclistas e seus caronas sobre a importância do uso correto do capacete na prevenção de sinistros.”, explica Mirian Bastos, gerente de trânsito da Transalvador.

Segundo a Resolução 940, de 2022, do Contran, para fiscalização, os agentes de trânsito devem observar se o capacete é certificado pelo Inmetro, se está devidamente afixado à cabeça, a aposição de dispositivo retrorrefletivo de segurança nas partes laterais e traseira do capacete motociclístico e o estado geral do capacete, buscando avarias ou danos que identifiquem a sua inadequação para o uso.

Redução de ocorrências – Nos seis primeiros meses deste ano, mais vidas de motociclistas foram preservadas na capital baiana. No período, Transalvador registrou uma diminuição de 37% na quantidade de mortes desses condutores se comparado com o primeiro semestre de 2024. Este ano, foram notificados 22 óbitos de condutores de motos em decorrência de sinistros de trânsito, contra 35 na primeira metade do ano anterior.

Essa queda foi inversamente proporcional ao aumento de motos circulando nas ruas. De acordo com os dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Ba), nos últimos cinco anos, somente a frota de motos na capital baiana passou de 160.792, em 2020, para 222.653 motos emplacadas – o montante representa um aumento de 38,5% nesse tipo de meio de transporte, não sendo contabilizadas as motos de outros municípios que trafegam pelas vias soteropolitanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *